sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ECONOMIST DESTACA "POLÍTICOS ZUMBI DO BRASIL"


:

Depois de criticar a política econômica do governo Dilma Roussef, a revista britânica Economist mira em sua edição desta semana nos "políticos zumbi do Brasil", como a revista classificou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), entre outros. Destacando a petição que pedia o impeachment de Renan e recebeu mais de 1,3 milhão de assinaturas, a revista destaca o retorno do peemedebista ao papel de protagonista no Senado.

Com o título de "Imparáveis?", o artigo diz que Renan prevaleceu na eleição à presidência do Senado apesar da oposição declarada de líderes como o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), "dois prováveis candidatos oposicionistas em 2014". Mas a revista pondera que "Mr Calheiros" é apenas "o último exemplo de um fenômeno bem consolidado no Brasil: o político que consegue sobreviver a um sem número de aparentes golpes mortais".

É a deixa para mencionar os deputados federais Paulo Maluf (PP-SP), José Genoino (PT-SP) e Francisco Tenório (PMN-AL). A revista diz que os ilícitos cometidos por Maluf são "tão notórios que 'malufar' foi adicionado à língua Portuguesa, significando 'roubar de fundos públicos'". Genoino é mencionado por conta do julgamento do mensalão e Tenório, por ser investigado por homicídio.

"No total, um terço dos legisladores do Brasil foi condenado ou está sob investigação por crimes que vão de compra de votos a trabalho escravo", diz a Economist, finalizando o texto com uma menção ao fato de alguns brasileiros terem feito o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, um herói por causa da condenação de políticos. "Os brasileiros ainda têm esperança de que os zumbis políticos possam descansar", conclui o texto.

Nenhum comentário: