segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI: Como se escolhe um Papa


Público, de Portugal


Dentro de 20 dias no máximo, o Conclave de Cardeais terá de iniciar o processo de escolha do novo Sumo Pontífice. Segundo dados do Vaticano, 118 cardeais, de 66 países, todos com idades inferiores a 80 anos, vão reunir-se na Capela Sistina, no Vaticano, e decidir o sucessor de Bento XVI.

Portugal tem actualmente três cardeais no Colégio de Cardeais: D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos; D. José Policarpo, cardeal Patriarca de Lisboa; e D. Manuel Monteiro de Castro. Apenas D. José Policarpo e D. Manuel Monteiro de Castro são eleitores por terem actualmente menos de 80 anos.

O dia exacto para o Conclave de Cardeais ainda não foi anunciado (deverá ter início em Março, segundo o Vaticano), mas a forma como decorrerá mantém-se inalterada há séculos. No primeiro dia, os cardeais reúnem-se na Capela Sistina à porta fechada. As chaves da sala são retiradas das portas e guardadas e o isolamento verificado pelo cardeal camerlengo, que tem a responsabilidade de organizar e supervisionar o processo de eleição.

Longe dos olhares do mundo, os cardeais, que juraram sigilo e arriscam a excomungação de o violarem, iniciam uma discussão secreta sobre as qualidades dos potenciais candidatos a Papa, que não têm que ser obrigatoriamente um dos seus pares, já que qualquer homem, maiora de idade, baptizado pela Igreja Católica pode ser eleito Papa.

5 comentários:

Brasilino Neto disse...

Louve-se a atitude do Santo Padre Bento XVI, pois como o Homem, que iluminado pela Santíssima Trindade, conduz a Igreja Católica, reconheceu seus limites e entrega ao Supremo e Todo Poderoso Senhor seus destinos e os da Igreja de Roma. Padre Bento XVI, nada de grave há no gesto de Vossa Santidade, pois antes de representar gravidade representa sim a serenidade e a compreensão dos limites e desígnios que o Pai nos impõe. Padre Bento XVI, que mesmo afastado do Pontificado, que Deus conceda a Vossa Santidade vida longa junto de nós. Peço vossa benção.

Anônimo disse...

Que linda maneira de se manifestar com relação ao nosso pastor maior Brasilino, Obrigado.

Guasca Magdolem disse...

Clovis, estarei fazendo jejum do outro blog de Caçapava durante esta quaresma, ou talvez nem entre mais lá, porque é demais a puxação de sacos com relação ao prefeito que aí está. Estive duas vezes na praça na folia e as duas vezes me deparei com este individuo no local, mão voltei mais. E acontece que se o tal der um peido o outro blog transforma em ouro e já faz a postagem, tenha dó. To fora.

Anônimo disse...

Guasca tenho mesmo sentimento que você tem e vou adotar sua postura, durante os proximos quarenta não verei o Taiada e, quem sabe não mais o farei. É realmente indignante a postura tendenciosa e baba-ovo que ele adotou. Já foi bom.

Luis Roberto Pontes disse...

Brasilino, obrigado pelo alento que você deu á minha alma ao escrever o texto referente ao Papa Bento l6.