quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uribe 'deplora' declarações de Lula sobre crise

O Globo

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, considerou nesta quinta-feira "deploráveis" os comentários feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a crise com a Venezuela. Em breve comunicado, o governo de Bogotá diz que o líder brasileiro ignora a ameaça para a região representada pela "presença de terroristas" em território venezuelano.

- O presidente da República deplora que Lula, com quem cultivou as melhores relações, se refira a nossa situação com a Venezuela como se fosse um caso de assuntos pessoais, ignorando a ameaça que representa para a Colômbia e o continente a presença dos terroristas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) nesse país - afirma a nota oficial.

Na quarta-feira, após receber em Brasília o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, Lula reiterou que tentará conversar com Colômbia e Venezuela, que têm relações diplomáticas rompidas desde a semana passada. Para o presidente brasileiro, até o momento o único conflito que há entre os dois países é verbal.

- Ainda não vi conflito. Eu vi conflito verbal, que é o que ouvimos mais aqui na América Latina - disse Lula, que prometeu conversar com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, sobre o conflito.

Nenhum comentário: