terça-feira, 27 de julho de 2010

Presidente iraniano ataca polvo "vidente" que ficou famoso na Copa

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, atacou nesta terça-feira o polvo Paul, considerado "vidente" por adivinhar os resultados dos jogos da Copa do Mundo.

Para o líder do Irã, citado pelo jornal britânico "Daily Telegraph", o animal marinho é um "símbolo de tudo o que há de errado no mundo ocidental" e mostra a "decadência entre os inimigos do Irã".

Paul, que vive no Centro de Vida Marinha de Oberhausen na Alemanha, ganhou a simpatia dos espanhóis ao prever que o país seria o campeão da Copa.


Ahmadinejad ainda acusou o polvo de "espalhar propaganda ocidental e superstição".

O molusco já havia sido mencionado pelo presidente do Irã em outras ocasiões durante discursos em Teerã.

"Aqueles que acreditam nesse tipo de coisa [as previsões do polvo] não podem ser líderes de nações que aspiram, como o Irã, à perfeição humana, baseando-se no amor e nos valores sagrados", disse ele na ocasião.

Durante a Copa do Mundo, Manouchehr Mottaki, ministro iraniano das Relações Exteriores, havia afirmado que os inimigos de seu país "mereceram" a eliminação de seus times na Copa, referindo-se aos Estados Unidos, ao Reino Unido e à França.

Para Mottakid, estes países "tiveram o que mereciam" depois de apoiar uma nova rodada de sanções na ONU (Organização das Nações Unidas) contra o Irã por conta de seu programa nuclear, que o Ocidente teme ter como objetivo uma bomba atômica. Teerã nega a acusação

Nenhum comentário: