sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Ato e o Fato



Caçapava e a Inglaterra.

Caçapava nesta semana se irmanou em um mesmo sentimento com a Inglaterra, o de tristeza.

Por Caçapava: no inicio da tarde de domingo a cidade recebeu inconsolável a notícia do falecimento de Roberto Martins de Barros, homem correto, dedicado à família e aos amigos, sempre de forma incondicional e desinteressada, pois fazia isto por ter coração sempre cheio de bondade.

Era assim mesmo exercendo a função de Delegado de Policia que, como se sabe, é um desaguadouro de problemas contundentes, pois ninguém ali, na maioria das vezes, aporta para tratar de coisas agradáveis, passear ou conversar fiadamente.

Pela Inglaterra: Os britânicos na manhã de ontem receberam, com o mesmo sentimento, a notícia do falecimento da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher. Foi a primeira e única mulher a exercer cargo de chefe do Reino Unido por 11 anos, mais longo mandato desde o século19.

Ficou conhecida como a “Dama de Ferro” ante a determinação e segurança de seus posicionamentos pessoais e políticos, sem nunca, no entanto, ter perdido o senso e a delicadeza peculiares da mulher.

Roberto Martins de Barros e Margaret Thatcher se ombreiam no quesito “coração bondoso” e por isto os Caçapavenses e Britânicos sofrem estas perdas e têm o sentimento de irreparabilidade.

Mas trago aqui um trecho de uma crônica que fiz em momento tal de um Amigo, também Brasilino, quando assentei:  “Meu Pai, o momento que nos ocorre agora me faz acreditar que o Céu existe, pois se não existisse para aonde iriam pessoas como você ?”.

Valho-me desta triste lembrança dos idos de março de 2001, quando nos despedimos, para atribuir a Roberto Martins de Barros a mesma frase, pois tal como o Brasilino Pai, neste mundo viveu e difundiu o amor.

Para reflexão trago aqui um texto, também de minha autoria, que denomino de “Relógio da Vida”, que é encabeçado por um relógio que tem os números colocados de forma inversa ao normal, posto que o número “1” está à esquerda do “12” e os ponteiros andam no sentido anti-horário, assim:

“Quando você vem ao mundo, ao contrário do que pensa, não está crescendo, mas sim caminhando invariavelmente para a proximidade do fim. Pois o relógio da vida “anda” no sentido inverso de nosso caminhar. Você deve, então, fazer tudo que de bom possa, como que o seu relógio estivesse marcando sua última hora. E, sobretudo, estar preparado para que no momento que ele der a badalada final, você esteja certo de ter sido feliz, e agido de forma com que todos que te rodeiam também tenham sido felizes, pois esta é na Terra nossa única missão”.

Elevemos, com fé, nossos pensamentos em favor de todos que tenham ou tiveram um “coração bondoso”.

Por Brasilino Neto

3 comentários:

Paulo Roberto disse...

O Brasa aqui novamente e eu também para saudá-lo por mais este bom artigo, que embora trate de assunto de difícil abordagem, aqui foi bem elaborado e com a suavidade que se requer.

Paulo José disse...

Caçapava está precisando de capavenses. De homens que defendam a estrutura política da cidade. Você, caçapavense da "gota" não está defendendo nossa cidade. Porque a corvardia? Tá devendo?

Brasilino Neto disse...

Paulo José primeiramente cabe-me informar que não sou "da gota", embora muito me honre a referência, mas apenas caçapavense que, por esforço e dedicação pessoais, demarquei meu espaço. Não me acovardo, mas simplesmente procuro, por meus meios, mudar as pessoas que estão à minha volta. Deixei minha marca como membro da Associação Comercial de Caçapava, pois junto ao Doutor José Miranda Campos - meu querido Amigo Zito, prefeito à época e sob a presidência do saudoso Roberto Citro, pessoalmente consegui a área por doação e demos inicio à construção do prédio que ali está. Dê uma chegadinha até o Corpo de Bombeiros de Caçapava e você verá a placa ali fixada que eu, como Presidente do IDECA quem geriu e construiu o prédio em apenas 8 meses e dois dias, tal como até hoje está, embora o prefeito da época queira me usurpá-lo. Fui Presidente da Ordem dos Advogados por dois mandatos. Aqui estou 33 anos advogando. Sou membro fundador da Academia Caçapavense de Letras, ocupando a Cadeira 15, patrocinada por Machado de Assis. Mas lhe faço um convite, está aqui meu telefone 12 9738.9378 e e mail brasilino@aasp.org.br para que me procure e juntos possamos trabalhar por Caçapava. Apareça que será bem vindo e recebido !