Em seu editorial de sexta-feira, o jornal ABC Color fez duras críticas à postura do governo brasileiro diante das graves irregularidades no processo eleitoral da Venezuela. “Enganosa, infame e profundamente hipócrita foram as declarações feitas na quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, em torno das graves e óbvias irregularidades que cercam o processo eleitoral venezuelano e o questionável “triunfo” do novo chefe da Venezuela, Nicolas Maduro”.
O jornal comparou a declaração de Patriota, de que não interfere em assuntos internos dos países e sua “condescendência com o neodespotismo venezuelano”, com a sua “intervenção descarada nos assuntos internos” do Paraguai, quando “liderou um grupo de chanceleres da Unasul que invadiu o palácio do governo do Paraguai para impedir por todos os meios possíveis o processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Lugo”
“Infelizmente, a hipocrisia é um elemento inseparável da política externa brasileira. Daí o duplo padrão contínuo que se aplica quando se trata de seus abastados amigos, como é agora o caso pouco confiável Nicolas Maduro, e a intransigência absoluta que se repetem no caso do Paraguai, não só politicamente, mas também economicamente.”
É, isso é fato. Depois que o Paraguai derrubou Fernando Lugo em menos de 24 horas, o país vem se sobressaindo e causando inveja a nós, brasileiros bundões.
Leia o editorial do ABC Color aqui – em espanhol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário