sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pergunto à diplomacia brasileira: isto é democracia?


O governo venezuelano anunciou hoje a prisão do norte-americano Timothy Tracy (na foto divulgada pelo governo), sob acusação de … “fomentar a violência pós-eleitoral em nome do governo dos EUA, ser um agente secreto financiado por ONGs estrangeiras para semear o caos na Venezuela e gerar uma guerra civil”.

O presidente Nicolas Maduro disse quinta-feira que ordenou pessoalmente a prisão de Timothy Tracy sob suspeita de “criar a violência nas cidades deste país.”

Segundo o ministro do Interior, Miguel Rodriguez Torres, o preso é suspeito de cooperar com a direita venezuelana para desacreditar os resultados das eleições, que deram a vitória ao presidente Nicolás Maduro com uma vantagem apertada de 1,8 ponto.

Torres também divulgou um vídeo no qual o general Antonio Rivero, atual dirigente do partido opositor Vontade Popular, supostamente aparece dando instruções aos jovens em uma mobilização no dia 15 de abril na praça Altamira (leste de Caracas) que terminou com alguns distúrbios.

Isto é crime?

Segundo a agência de notícias Associated Press, Timothy Tracy tem 35 anos e é documentarista. Foi para a Venezuela no ano passado, segundo declarações de familiares do Tracy, fazer um documentário sobre o país, que está dividido politicamente, com os herdeiros socialistas do falecido presidente Hugo Chávez lutando para manter o controle de um país assolado economicamente.

Gostaria muito que a diplomacia brasileira e o “canalha intelectual” que a comanda, se posicionassem sobre o assunto. Um país que caça opositores dessa forma, não está se distanciando dos preceitos democráticos?

Nenhum comentário: