Em seu depoimento no Senado, afirmou o ministro Orlando Silva:
“Refleti muito sobre até onde iria tomar medidas judiciais. Houve quem perguntasse: ‘Não seria adequado processar a revista? O jornalista?’ Decidi processar os caluniadores. Para que não paire dúvida sobre o papel que vejo na imprensa neste País. Com esse meu gesto, faço um apelo para que o bom jornalismo prospere no Brasil.”
Pô, que bacana!
Posso estar entendendo errado, mas acho que não. Parece que o ministro sugere que ele só não processa a revista porque é especialmente tolerante. Bem, o país dispõe de uma Constituição que trata da liberdade de imprensa, não é? Orlando Silva tem o direito de tentar processar quem quiser. Se o troço vai adiante, é outra história.
Uma coisa é certa: o bom jornalismo prospera no Brasil, a despeito das dificuldades e da gritaria dos esbirros do oficialismo. Ainda me lembro do alarido: “Como VEJA ousa publicar essa reportagem sobre Erenice Guerra?” Se não me engano, alguém prometeu processar a revista. Que eu sabia, não aconteceu. E depois: “Como ousa publicar tal coisa sobre Antonio Palocci, Pedro Novais, Wagner Rossi?”
É sempre assim.
E assim será enquanto houver governo, imprensa e democracia. Os que cultivam a liberdade de imprensa e os valores democráticos devem ser gratos à Constituição e ao Estado de Direito. A liberdade de imprensa não nasce da generosidade dos governantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário