terça-feira, 25 de outubro de 2011

Refrigerante pode ser causa de comportamento agressivo em jovens



Um estudo estadunidense publicado nesta segunda-feira na revista "Injury Prevetion" concluiu que o uso abusivo do refrigerante está relacionado com o comportamento violento em jovens. De acordo com a pesquisa, a bebida pode aumentar em 15% a chance de conduta agressiva.

Foram observados adolescentes que bebem mais de cinco latas por semana de refrigerantes não-dietéticos. Estes, devido ao perfil de consumo estariam mais propensos à atitudes violentas, como portar armas e cometer agressões. A pesquisa foi realiza com 1.878 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, por 22 escolas públicas de Boston.

Os jovens foram divididos com perfis de consumos diferentes. Aqueles classificados como baixo consumo e alto consumo, de acordo com o número de latas de refrigerante consumidas por semana. Do total, um terço ficou dentro da última categoria.

A pesquisa também realizou entrevistas a respeito do comportamento dos adolescentes com parentes e amigos. Porém, o perfil individual do consumidor também pode afetar nos resultados da pesquisa, como gênero, consumo de tabaco, álcool e padrão de sono.

"Pode haver uma relação direta causa-efeito, talvez devido ao conteúdo de açúcar ou cafeína nessas bebidas, ou pode haver outros fatores, não analisados ainda, que relacionem alto consumo de refrigerantes a agressão", aponta o estudo.

Nenhum comentário: