Desigualdade social cada vez maior e favelas gigantescas estão entre as previsões do Exército americano para o futuro das cidades
Guerras civis, conflitos étnicos e religiosos, desastres naturais e uma desigualdade social cada vez maior. Essas são as previsões do Pentágono americano para 2030, segundo um vídeo sobre o futuro dos centros urbanos obtido pelo site The Intercept.
Usada para treinamento de soldados, a produção de cinco minutos é intituladaMegacidades: Futuro Urbano, a Complexidade Emergente. O vídeo mostra fotos que representam o caos nas metrópoles, que concentrariam um número cada vez maior de habitantes, com favelas gigantes e conflitos violentos. Além disso, conta com uma narração digna de ficção científica alertando para os perigos da superpopulação.
“Esse é o mundo do nosso futuro. É um que não estamos preparados para operar efetivamente e é inevitável”, alerta o vídeo. Entre os avisos está a previsão de que a internet torne possível que redes criminosas “de alcance global” se formem, algo difícil de conter. Segundo o Pentágono, os soldados precisarão se reinventar para conter as ameaças crescentes do futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário