domingo, 16 de outubro de 2016

Empreiteiro confessa ao governo Temer pagamento de propina em gestão tucana



José Antunes Sobrinho, sócio da Engevix, construtora encalacrada na Lava Jato, negocia com o governo de Michel Temer um acordo de leniência. Na última terça-feira, foi ouvido em Brasília por oito servidores —quatro da Advocacia-Geral da União e quatro do Ministério da Transparência. Confessou o pagamento de propinas em quatro guichês. Incluiu na lista duas estatais do governo de São Paulo, gerido pelo PSDB: a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Dersa Desenvolvimento Rodoviário.

Em notícia veiculada na sua edição mais recente, a revista Época informa que o delator mencionou ilegalidades cometidas por executivos da Engevix nos governos tucanos de Geraldo Alckmin e José Serra. Em âmbito federal, Antunes Sobrinho citou dois guichês que frequentam os escândalos de corrupção desde a época das caravelas. Ambos pendem do organograma do Ministério dos Transportes: a estatal de ferrovias Valec e o DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (veja documento no rodapé).

Suprema ironia: a notícia vem à luz num instante em que o ex-governador paulista José Serra, hoje ministro das Relações Exteriores do governo Temer, acompanha o presidente em viagem à Índia e à China. A comitiva embarcou no início da madrugada de sexta-feira, três dias depois do encontro do sócio da Engevix com os servidores da AGU e da pasta da Transparência.

O acordo de leniência é um procedimento análogo à delação premiada. Serve para que empresas infratoras colaborem com investigações, fornecendo provas que levem à condenação de cúmplices ou beneficiários de crimes. Em troca, a empresa obtém benefícios como extinção ou redução de punições administrativas. O objetivo da Engevix é voltar a celebrar contratos com o governo federal.

Procurada, a CDHU informou que, se houver irregularidades em sues contratos, tudo será apurado “com rigor”. A Dersa declarou desconhecer qualquer irregularidade nos negócios que firmou com a Engevix. Advogado de José Antunes Sobrinho, Antonio Figueiredo Bato não confirmou a confissão do seu cliente. O Ministério da Transparência disse que negocia acordos de leniência com 12 empreiteiras. Mas alegou que, em função do sigilo previsto na Lei Anticorrupção, não pode se manifestar sobre as tratativas.

Nenhum comentário: