quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Festa da Padroeira transforma Vale na ‘capital da fé’


Aparecida recebeu mais de 30 mil pessoas neste feriado. Foto: Claudio Vieira

O Vale

O Santuário Nacional de Aparecida espera receber 163 mil romeiros nesta quarta-feira na Basílica, no dia da festa de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

As estradas que levam à cidade estarão cheias desde as primeiras horas da madrugada, segundo a Polícia Rodoviária Federal e o policiamento estadual. As corporações recomendam atenção aos motoristas.

Na Basílica, uma programação especial espera os devotos de Nossa Senhora. O tema deste ano é “O rosto misericordioso de Maria”. Serão seis missas ao longo do dia, com a primeira às 5h, após a vigília mariana. Haverá missas ainda às 7h (crianças), 9h (solene), 13h, 16h e 19h (encerramento). O cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, presidirá a missa solene, às 9h, com presença confirmada do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

A festa marca a abertura do Ano Jubilar, decretado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pelos 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017.

Também será lançada a medalha comemorativa dos 300 anos, produzida pela Casa da Moeda do Brasil. A imagem irá ganhar ainda um selo oficial produzido pelos Correios e uma coroa da joalheria H. Stern. “Neste ano, outubro é todo especial. No final da novena, vamos abrir o ano jubilar, o ano da celebração dos 300 anos de encontro da imagem da virgem da Conceição, em 1717”, disse dom Raymundo.

No final da tarde, às 18h, milhares de pessoas são aguardadas para a procissão da festa, que sairá da praça em frente à Basílica Velha e seguirá até o Santuário Nacional, chegando para a última missa, às 19h.

Para o arcebispo de Aparecida, este é um ano de agradecimentos. “Trata-se de período voltado para agradecer pelas graças recebidos de Deus”. A programação segue com o show “300 anos de bênçãos”, às 21h, com Rick Sollo, Rio Negro e Solimões, Gino e Geno, Renato Teixeira, Fátima Leão e Giovani. A festa se encerrará, às 23h30, com um grandioso show pirotécnico.

Nenhum comentário: