sábado, 12 de dezembro de 2015

Assédio Moral (Chacoalhando o Bambuzal)



Assédio moral é uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas. Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, culpabilizar, amedrontar, punir ou desestabilizar emocionalmente os trabalhadores, colocando em risco a sua saúde física e psicológica, além de afetar o seu desempenho e o próprio ambiente de trabalho.

O município de Caçapava foi condenado recentemente a indenizar um funcionário público por assédio moral. E como burrice (falta de inteligência) pouca é bobagem, esta semana o prefeito, na rádio, voltou a atacar funcionários públicos concursados. Disse o prefeito que na usina, 10% dos funcionários não “vale o feijão que come”. É mole! Arrumou uma encrenca com o sindicato dos funcionários que, segundo seu presidente, vai processa-lo outra vez. Na verdade esse assédio vale só para os funcionários concursados, aqueles que conquistaram seus empregos por mérito. Tempos atrás fiz um ofício ao prefeito onde relatei, e pedi investigação a respeito, que um funcionário nomeado por ele vinha, em horário de trabalho e provavelmente usando máquinas da prefeitura, editando um blog com postagens pessoais. Sabe o que ele fez? Nada! Prevaricou? No tempo certo vamos saber...

É na rádio que o atual prefeito vem se destruindo politicamente. Com o pretexto de falar com o povo, o prefeito vai toda quarta-feira na rádio destilar sua ira e expor sua antipatia. Pouco escolarizado, erra demasiadamente no português, troca os sentidos das palavras e raciocina mal quando faz alguma análise. Pior, estimulado pelo seu entrevistador, embusteiro conhecido do povo caçapavense, acha que está agradando. Não está. A única coisa que o atual prefeito tem demonstrado é que, para o bem de Caçapava, tudo isso precisa mudar.

PS: Parabenizo o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Caçapava, Rivaldir Rosendo, pelo pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara nesta terça(8). 

4 comentários:

Alcides disse...

Infelizmente, em partes, o prefeito tem razão, como em toda empresa existe uma porcentagem de bons e maus funcionários, no entanto, como figura publica e prefeito do Município, o mesmo deveria evitar este tipo de comentário que não leva a nada.

Já o sindicato não está toda essa maravilha, o Sr. Presidente joga para a torcida o tempo todo, visando candidatura a vereador nas próximas eleições, não existe união dentro do mesmo, 3 dos principais diretores do sindicato, que já vinham da outra gestão, pediram a saída devido a briga interna por poder, onde os servidores, que são o principal motivo da existência do mesmo, são deixados de lado, os processos alardeados como conquistas pelo sindicato, sempre existiram na prefeitura, fruto de chefes despreparados que em todas, repito, todas as gestões existiram e ainda devem existir por causa do apadrinhamento político dos governos em todas as esferas.

O processo político é quem deturpa toda cadeia dentro do serviço publico, como disse acima, existem bons e maus servidores, a grande maioria de bons servidores, que se chefiados por pessoas com conhecimento técnico (existem muitos chefes assim no quadro, não se deve generalizar), seriam mais bem aproveitados em todas as suas funções.

Valdeir disse...

Alcides, vc acha que o prefeito esta certo? Se tem maus funcionários porque o prefeito não os demite? Ele em vez disso expõe essas pessoas. Usa politicamente esses funcionários. Tá errado cara, tem funcionários ruim e a lei permite que sejam demitidos. O ego do prefeito é diferente ele quer por medo nos companheiros. E isso não vai acontecer, aqui ninguém tem medo desse cara.

Anônimo disse...

O ano que vem já está aí este sujeito nem para vereador nunca mais. O eis C.A.V tira ele de lá assistindo sessão da tarde em casa.

André Silvestre disse...

É só dar poder às pessoas que elas se revelam quem verdadeiramente são.