terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tribunal concede ao Peru parte do Pacífico sob controle do Chile


O Globo

Em uma decisão histórica, a Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia concedeu ao Peru parte do Oceano Pacífico que estava sob controle do Chile. Segundo um mapa exibido no tribunal, os juízes da máxima instância judicial da ONU confirmaram as fronteiras reivindicadas pelo Chile até as 80 milhas e, além desse ponto, estenderam uma linha equidistante em direção ao Sul, outorgando ao Peru cerca de 22.500 quilômetros quadrados do mar da zona econômica chilena.

Poucas horas após o anúncio da sentença, o presidente chileno, Sebastián Piñera, reiterou que o governo acatará a decisão, mas disse que ela constitui uma “perda lamentável para o país”.

- Hoje a Corte confirmou os argumentos da posição chilena. Por 15 votos a 1, foi reconhecida a existência de um acordo de limite, e que esse limite é, em parte, um paralelo geográfico - afirmou o presidente, que, no entanto, discordou de parte da decisão. - Ela constitui uma lamentável perda para nosso país. Todos os acordos, declarações e alegações sobre o tema feitos tanto pelo Chile quanto pelo Peru e a prática consistente entre ambos os países durante os últimos 60 anos se referiam única e exclusivamente a 200 milhas (do acordo vigente anteriormente).

Nenhum comentário: