sábado, 15 de junho de 2013

O ATO E O FATO


"PATRIOBOLISMO"

Brasilino Neto
Este país chamado Brasil realmente tem suas peculiaridades que o fazem diferente dos demais, principalmente quando vemos que dentro de algumas horas teremos o inicio da Copa das Confederações e em 2014 a do Mundo.

Dizemos isto, pois seu povo apega-se com firmeza a certas áreas, se descuida de outras e não presta atenção alguma em assuntos que realmente deveriam lhe despertar interesses, o que possibilita, ante esta análise, apresentarmos uma sugestão aos dicionaristas.

Sugerimos que incluam no rol das definições a palavra "Patriobolismo", a ser definido como: "PATRIOBOLISMO: Patriotismo só pela bola; manifestação eufórica de um povo que se preocupa muito com sua pátria, seu país, porém, só quanto ao que se refere ao futebol; o que ocorre de quatro em quatro anos e quando finda o campeonato tudo volta à letargia inicial". 

Pode parecer exagerada a manifestação, porém, é uma das poucas que realmente cabe quanto ao momento que o Brasil vive em sua vida política, econômica e social.

É imprescindível que tenhamos consciência do momento em que vivemos, a corrupção que o assola e as proximidades das eleições, pois num mundo globalizado como o atual, e a integração voraz da economia, onde o simples apertar de botão de computador faz com que caiam as bolsas de valores do mundo todo, com certeza não temos tempo para novas experiências políticas e ainda menos econômicas. 

Assim, se quisermos fazer de nosso Brasil um País que mereça respeito no contexto das nações, e não só pelo futebol, temos que saber escolher nossos governantes, não pelas cantilenas inconsistentes e sempre mentirosas das propagandas eleitorais, mas pelo seu passado, seriedade e compromisso efetivo do candidato com o povo.

Temos que deixar de exercer nosso "patriobolismo" para exercer o "patriotismo" fazendo um "Pacto Social", que é "um acordo entre as pessoas que compõem e amam este País, para que unam e congreguem seus anseios, pois o sucesso do Pacto está em que cada pessoa que o componha nele aplique todas as suas forças, que o proteja e o defenda, unindo-se um aos outros, para o fato que interesse ao País, com os esforços e empenho, tanto quanto faz nesta fase de "patriobolismo".

É ele, em síntese, a moral aplicada na estória dos "Três Mosqueteiros", quando adotam o "um por todos e todos por um".

Vivemos em um momento de encruzilhada política, cabendo aqui parafrasear John Keneddy e dizer: "Não perguntem o que Brasil pode fazer para (POR) cada um de nós, mas o que podemos fazer pelo Brasil".

Colocado em prática este plano, com certeza, diminuiremos as agressividades e insegurança que estão patentes e latentes em nosso dia a dia, com a perda do sentido e da importância da vida, especialmente quando vemos que se mata por um tênis, uma bicicleta, discussão de trânsito, pelo pouco dinheiro que se tem no bolso, ou simples e tristemente, matar por matar.

Temos necessariamente que rever os conceitos de valores e importâncias para com o Brasil, pois somente assim preservaremos os destaques do Decálogo de Santo Agostinho, que ditam a importância da preservação da Vida e da Liberdade.

Façamos um "Pacto" com o Brasil: "Que continuaremos ser "patriobolista", mas exerceremos nosso "Patriotismo" todos os dias, já a partir da Copa das Confederações, estendendo-se até 2014 com a Copa do Mundo e, depois disto, termos sempre em mente que devemos desenvolver todos (OS) esforços para o bem deste país chamado Brasil e que ele deixe de ser “o país do futuro” para ser o País de oportunidades a todo seu povo.

Por Brasilino Neto

9 comentários:

Julia Santos disse...

Adorei esse texto. Brasilino, esse foi o melhor que vc escreveu. Eu acho que a educação é o remédio para todos os males. Você fez, neste artigo, a vacina.

Ronaldo Araújo disse...

O Brasil está uma merda. O povo é tratado como gado. Mas, as festas politiqueiras podem. Certo? E viva o futebol...

Arthur disse...

È, o país do futebol ainda não conhece a educação. E concordo com Julia, educação é o remédio pra todos os males.

Pedro disse...

Você é um iludido, convocar um povo ignorante e ligado ao espirito de torcedor é o mesmo que convocar o MST a cidadania. O povo brasileiro não vota. Ele torce. Nossa gente vai ralar por muitos anos por não saber pensar e ignorar as escolas. Seu texto está ótimo.

Clovis Cunha disse...

Querido amigo, esse seu texto honra tudo que esse blog vem fazendo e tentando mostrar para nossos leitores. É simplesmente uma aula!

Ana Lúcia Arantes disse...

Brasilino faço sempre elogio a seus textos, mas este realmente você se superou. Uma aula de cidadania. O que lamento é que poucas pessoas tem acesso a essa leitura. Mais uma vez parabéns.

Clovis Cunha disse...

Ana Lúcia, acredito que vc não tenha um método para analisar os acessos deste blog, se tiver gostaria de conhecer. Acho que expor sua ignorância aqui é desnecessário. Textos bons como esse é sempre benvindo. Pesquise...

R Mello disse...

Editor não entendi sua braveza com a Ana Lucia, uma vez que o que ela lamentou foi que um texto bem elaborado como este deveria estar mais acessível em outros meios de comunicação, pois de resto ela somente elogiou tanto o blog como o escritor.

Paulo Roberto L. disse...

Brasa neste você deu um show. Que discernimento, que apuro, que precisão.