sábado, 1 de junho de 2013

O ATO E O FATO


O Autor vai à Escola.

A Academia Caçapavense de Letras - ACL -, em continuidade ao projeto “O Autor vai à Escola”, realizou dia 24 passado um encontro literário na Escola Professor João Gonçalves Barbosa, com a participação de mais de 60 alunos e professores, com orientação da Diretora Daniele Veneziani e coordenação das Professoras Vanusa Tavares de Siqueira e Débora Grappin.

O encontro consiste na apresentação de trabalhos e palestras dos membros da ACL, objetivando estimular nos alunos o interesse pela leitura, escrita, culto à Língua Portuguesa, e debates de interesse dos presentes.

Destaque-se que a Escola Professor João Gonçalves Barbosa já desenvolve importante trabalho neste sentido, tanto que no ano de 2012, com a orientação da Diretora Maria José Fortes Savastano, e colaboração dos Professores Silvia Santos Amorim, Sandra Maria Pinto Rezende, Lúcia Helena Ramos Martins, Carlos Alberto de Oliveira Dias e Sandra Regina Marcondes Garzon Lama, foi lançada a quarta edição do livro do Projeto Memória Permanente, com trabalhos de seus alunos.

Além do “Autor vai à Escola”, mantido desde a fundação da Academia, muitas outras realizações se deram, como em 2011 as comemorações do Ano de homenagens à Professora Olívia Alegri, e em 2012 ao Poeta Antonio Zanetti, com participação de mais de vinte escolas locais, com uma semana de atividades. 

No ano de 2010 realizou um concurso com os professores de Caçapava, tendo como tema o Centenário do escritor Machado de Assis, e seminário em homenagem ao Professor Raif Mafuz.

A Academia também coparticipou dos projetos “Leitores de Hoje Escritores de Amanhã”, promovido pela Escola Doutor Pereira de Mattos, da Semana Cultural do Colégio São Francisco de Assis e do IV Festival Internacional de Poesia, em Dois Córregos, promovido pela Fundação Usina de Sonhos.

Em conjunto com a Secretaria de Cultura realizou palestras com poetas e escritores nacionais, destacando-se o mestre Ariano Suassuna, e por iniciativa da ACL também foi realizada a palestra do Engenheiro Ozires Silva, articulador da criação da EMBRAER.

Em maio de 2012 realizou o primeiro encontro de Trovadores do Estado de São Paulo, que contou com a presença de 95 pessoas de todas as regiões, como Araçatuba, Santos, São Paulo, Guarulhos, Mogi Mirim e Mogi Guaçu e das cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Campos do Jordão.

Esta realização fez com que Domitila Borges Beltrame, presidente da UBT – União Brasileira de Trovadores, seção de São Paulo, encampasse a ideia, o que possibilita a realização do Segundo Encontro de Trovadores do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão, no dia 15 de junho próximo.

A Academia Caçapavense de Letras coloca-se à disposição das Escolas de Caçapava para a apresentação de seu projeto “O Autor vai à Escola” (e mail academiacacapavensedeletras@r7.com), bem como convida a população de Caçapava para participar de suas reuniões, que se realizam na última sexta feira de cada mês, às 14 horas, na Avenida Doutor Pereira de Mattos, n. 224, prédio do Viva a Vida.

Por Brasilino Neto

2 comentários:

Ana Paula disse...

Adoro vc, e leio muito as coisas que vc escreve. Mas quero coisas sobre a vida. Vc é bom nisso. Tchau...

Ana Lúcia Arantes disse...

Ana Paula voce está certa, realmente o Brasilino é uma pessoa diferenciada com suas mensagens de paz, de alegrar o coração e harmonia. Um encanto ! Parabéns Brasilino. Fico esperando toda semana seu artigo neste blog.