segunda-feira, 16 de julho de 2012

Juíza de Piraí proíbe que mulheres usem decote e saia no fórum



Por determinação da juíza Elisa Pinto da Luz Paes, mulheres vestindo saia ou bermuda acima do joelho e blusa de alça ou decotada são impedidas de entrar no fórum. Essa é a nova regra no Juizado Especial Cível de Barra do Piraí, Sul Fluminense. A regra não vale apenas para advogados ou funcionários do fórum, mas também para pessoas envolvidas em processos.

Policiais fiscalizam a entrada e tem ordem para retirar do fórum as pessoas que não estão enquadradas na medida. "Já estava dentro da sala de conciliação quando pediram para me retirar. Vestia bermuda que cobria até o joelho, nunca usaria algo indecente ou vulgar. Eu me senti muito constrangida. Sorte que moro perto do fórum. Poderia perder a audiência", reclama a dona de casa Lourdes Dutra, de 50 anos.

Os desavisados sobre a determinação precisam pegar roupas emprestadas ou comprar novas peças. "Estou pensando em abrir um bazar", ironiza a fiscal Janaína Marinho, de 32 anos, que foi barrada em uma audiência por vestir bermuda e precisou gastar R$ 62 em uma calça para ter sua entrada permitida. Os próprios advogados admitiram que não sabem ao certo qual é a roupa adequada e alegam que a informação deveria ter sido passada para eles. Na entrada do fórum, há apenas uma placa informando: proibida a entrada de pessoas trajando bermudas, camisetas, shorts e similares.

O Tribunal de Justiça informou que juízes decidem regras de vestuário de acordo com o bom-senso e decoro público. A juíza que criou a medida foi notificada pela corregedoria do órgão para prestar informações.

Um comentário:

Fabricio disse...

Apenas para corrigir o titulo; o certo é juíza do município de BARRA do piraí.