quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fala de senador demonstra que CPI assa a grande pizza do governismo e que esquema de corrupção não será investigado


Presidente da CPI diz que ‘quadrilha’ está em Goiás

O pizzaiolo da CPI

O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que a disputa entre tucanos e petistas não vai atrapalhar os trabalhos da comissão parlamentar. “Não pode e não vai inviabilizar os trabalhos”, disse, ao fazer um balanço dos trabalhos da CPI. Vital não quis opinar se a comissão deveria reconvocar o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), para explicar as novas acusações de que teria firmado um compromisso com a Delta Construções, intermediado pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, quando negociou a venda de uma mansão, em Goiânia.

O presidente da CPI disse que o “núcleo da quadrilha” está em Goiás. “Não sou eu que estou dizendo, qualquer criancinha sabe disso, ela nasceu lá”, afirmou. Mas ele ressalvou que esse fato não é “fator determinante” para Perillo voltar ou não à CPI. “Não tenho convicção disso, até porque espero o que a CPI vai analisar”. Requerimento do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu a reconvocação de Perillo. O PT, ao contrário, defende o impeachment do governador, sem nova passagem pela CPI. Questionado se é recomendável que o vice-presidente da CPI, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), defenda o indiciamento de Perillo, Vital respondeu: “O Paulo me afirmou que fez um comentário como membro da CPI, não como vice-presidente”.


Comentário:

Com a devida vênia, caro senador, só as criancinhas meio bobas acreditam nisso. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) já fez a devida distinção na própria comissão e lançou uma proposta muito objetiva: a criação de duas subcomissões. Uma cuidaria do esquema de contravenção de Cachoeira; outra cuidaria do caso Delta!

Esquema centrado em Goiás? É piada! A Delta é nacional! Cachoeira, é evidente, é apenas o braço regional da empresa de Fernando Cavendish. Quando a construtora quis encontrar alguém influente na região Centro-Oeste, recorreu ao esquema do contraventor. Ora, faça-se a pergunta óbvia: o que ele tem a ver, por exemplo, com os contratos celebrados entre a Delta o governo do Rio, parte significativa sem licitação? Uma parcela das obras do Dnit, por exemplo, estava sob a influência do esquema, mas a maior parte não passou nem perto do esquema Cachoeira.

O contraventor tinha, como já está demonstrado, o seu próprio laranjal. Mas este independia do laranjal da Delta, que atendia a outros propósitos. Vejamos: o maior ciente da construtora é o governo federal; depois dele, o do Rio; em seguida, o de Pernambuco — estado de origem da empresa. E Vital do Rego vem dizer que o centro é Goiás?

O estado pode ser, sim, o centro do esquema de contravenção liderado por Cachoeira. Mas isso é pinto (o que não quer dizer que não mereça punição) perto do que representa a Delta. Ele era apenas o operador local da rede nacional. Quem é o Cachoeira do Rio? Quem é o Cachoeira de Pernambuco? Quantos são os cachoeiras espalhados Brasil afora? O que Vital do Rego está dizendo é que a CPI pretende encerrar os seus trabalhos sem investigar, por exemplo, desembolsos feitos pelo governo federal à construtora em ano eleitoral e a atuação da empresa no financiamento de campanhas. Vale dizer: não se vai investigar o essencial.
A CPI pode se estender até novembro. A que veio agora a intervenção de Vital do Rego? Até havia pouco, as chicanas contra a oposição e contra a investigação eram quase exclusividade do petismo. Parece que o PMDB entrou numa fase de demonstrar sua fidelidade à aliança.

Reparem que o petista Raul Filho (PT), prefeito de Palmas, Tocantins, sumiu do noticiário. Se alguém fez promessas a Cachoeira em troca de financiamento ilegal de campanha — e sem qualquer subterfúgio ou linguagem figurada —, esse alguém é o prefeito petista. E a Delta foi, efetivamente contratada sem licitação. Aliás, até agora, estrelando filmes mesmo, em negociação com o contraventor, só há petistas: além de Filho, o deputado Rubens Otoni (GO).

Então ficamos assim: o presidente da CPI dá pistas de que a Delta não será investigada, e os petistas da comissão deixam claro que sua missão é perseguir tucanos e proteger petistas e governistas. Confirmado: CPI virou tribunal de exceção!

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: