sábado, 3 de março de 2012

Amigos e familiares de Putin estão bilionários


O Globo



Arkady Rotenberg, ex-treinador de judô, passou a vender canos e tubos para a Gazprom, empresa de gás estatal, e agora é um industrial bilionário.

Yuri Kovalchuk, que detinha uma porcentagem de um pequeno banco em São Petersburgo, hoje controla algumas subsidiárias da mesma empresa e tem uma fortuna avaliada em US$ 1,5 bilhão.

Gennady Timchenko era o gerente de vendas de uma refinaria local. Hoje, um dos homens mais ricos do mundo, tem contratos com a Rosneft, a companhia nacional de petróleo, movimenta cerca de US$ 70 bilhões por ano e é co-proprietário de uma empresa de comércio de mercadorias.

O que estes homens compartilham, além da grande riqueza e das raízes em São Petersburgo, é uma conexão com o primeiro-ministro Vladimir Putin (foto acima), que tem grandes chances de ganhar um novo mandato de seis anos como presidente da Rússia.

Os três bilionários são membros de um fechado círculo de amigos, parentes, associados, colegas do Serviço de Segurança e conselheiros de longa data que ficaram incrivelmente ricos durante os 12 em que Putin foi o líder do país.

2 comentários:

Miriaklos disse...

Devem ter feito estágios com nossos politicos, especialmente alguns chefões do Senado. Precisamos ver se nas declarações de renda do jucá, sarnento, digo, josé ribamar da costa, o falso sarney, o jader se eles não lançaram algum crédito de valores que receberam por aulas dadas a esses russos. Pois nesas coisas eles são doutorados.

Anônimo disse...

Clovis isto não é para se estranhar porque é um país rico, aqui no Brasil que é um país bem mais pobre a família do lula estão todos milionários também.