O Globo
A alta do IPI para os carros importados e a exigência de nível mínimo de 65%
de nacionalização de componentes , para evitar a aplicação das alíquotas
maiores, devem levar a um aumento de preços dos carros também fabricados aqui,
com a diminuição da concorrência.
A advertência é do sócio tributarista da consultoria Ernst & Young,
Sergio Fontenelle. Ele afirma que muitas empresas que hoje só montam carros no
Brasil, caso das montadoras francesas e coreanas, ou que trazem alguns de seus
modelos da Argentina, mas usam muitos componentes importados da matriz, como as
japonesas Nissan e Toyota, terão de comprar mais autopeças no mercado local para
escapar da taxação maior do IPI.
Essa corrida pressionará os preços dos componentes, que serão repassados para
o consumidor.
- A demanda por autopeças tende a aumentar muito e os fabricantes não terão
como suprir esse crescimento. de imediato - diz, completando. - O que vai
acontecer é um repasse dessa alta dos preços das autopeças ao consumidor, como
sempre acontece.
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