A top model aparece em diversos comerciais ensinando, de lingerie, a forma
correta de dar más notícias ao marido
Uma campanha publicitária com a top model Gisele Bündchen para a marca
brasileira de lingerie Hope fez com que a SPM (Secretaria de Políticas para
Mulheres), do Governo Federal, pedisse a suspensão dos comerciais ao Conar
(Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) por conteúdo
sexista.
Nas propagandas da campanha “Hope Ensina”, Gisele aparece em diversas
situações mostrando como dar más notícias do cotidiano ao seu
companheiro.
Primeiramente, ela dá a informação com roupas e, depois, de
forma mais “persuasiva” e sensual, aparece de lingerie falando as mesmas coisas,
justificando o slogan “você é brasileira, use seu charme”.
A SPM afirmou que a propaganda “promove o reforço do estereótipo equivocado
da mulher como objeto sexual de seu marido”, ignorando os esforços que vêm sendo
realizados para “desconstruir práticas e pensamentos sexistas”.
Em nota, Sandra Chayo, diretora da Hope, afirmou que os exemplos da campanha
não tinham a intenção de parecer sexistas e que o objetivo foi de “mostrar, de
forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida
mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia”.
De acordo com a SPM, as propagandas também infringem os arts. 1° e 5° da
Constituição Federal por apresentarem “conteúdo discriminatório contra a
mulher”.
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