quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Governo pede suspensão de campanha com Gisele

A top model aparece em diversos comerciais ensinando, de lingerie, a forma correta de dar más notícias ao marido

Uma campanha publicitária com a top model Gisele Bündchen para a marca brasileira de lingerie Hope fez com que a SPM (Secretaria de Políticas para Mulheres), do Governo Federal, pedisse a suspensão dos comerciais ao Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) por conteúdo sexista.




Nas propagandas da campanha “Hope Ensina”, Gisele aparece em diversas situações mostrando como dar más notícias do cotidiano ao seu companheiro.

Primeiramente, ela dá a informação com roupas e, depois, de forma mais “persuasiva” e sensual, aparece de lingerie falando as mesmas coisas, justificando o slogan “você é brasileira, use seu charme”.

A SPM afirmou que a propaganda “promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido”, ignorando os esforços que vêm sendo realizados para “desconstruir práticas e pensamentos sexistas”.

Em nota, Sandra Chayo, diretora da Hope, afirmou que os exemplos da campanha não tinham a intenção de parecer sexistas e que o objetivo foi de “mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia”.

De acordo com a SPM, as propagandas também infringem os arts. 1° e 5° da Constituição Federal por apresentarem “conteúdo discriminatório contra a mulher”. 

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