quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PF vai à Justiça pelo direito de algemar



AGÊNCIA ESTADO

A Polícia Federal quer salvo-conduto para garantir o uso de algemas nas operações policiais e na escolta de presos. O Supremo julga nesta quinta-feira (22) recurso do Sindicato dos Policiais Federais que questiona a limitação do emprego de algemas. A entidade alega que a proibição aumenta o perigo da atividade profissional e coloca em risco a vida e o direito à liberdade de locomoção dos policiais federais.

A Súmula Vinculante 11, editada em agosto de 2008, limita o emprego do equipamento. O uso de algemas durante operações da PF, ou de qualquer outra polícia, só é permitido quando os presos oferecem resistência ou ameaçam fugir. Outra possibilidade é quando há perigo à integridade física dos presos ou de terceiros, além de risco aos policiais.

Em agosto, o ministro Gilmar Mendes, do STF, classificou como “lamentável” o uso de algemas em presos da Operação Voucher, da Polícia Federal, que investigou desvio de verbas no Ministério do Turismo.

Na ocasião, alguns presos foram fotografados algemados em Brasília enquanto eram conduzidos para o avião que os levou para a prisão em Macapá (AP). Gilmar Mendes disse que o Ministério da Justiça precisaria reagir a esse tipo de abuso.

Nenhum comentário: