segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Notícias do Vale

Volks anuncia construção de nova fábrica em Taubaté

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (18) um investimento de R$ 360 milhões em Taubaté. A medida deve aumentar a produção da unidade em mais de 20%. A nova fábrica de pintura da Volkswagen será construída em uma área de 35 mil metros quadrados e ficará pronta em dezembro de 2012.

Com equipamentos mais modernos, a unidade terá mais rendimento com menor consumo de energia. A capacidade de produção vai passar de 1050 para 1300 carros por dia. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Thomas Schmall, durante a comemoração dos 35 anos da unidade de Taubaté.

O presidente da montadora não quis falar quantos empregos a nova fábrica vai gerar. Ele disse que isso vai depender do comportamento do mercado daqui a dois anos. "Até nós saberemos bem como estará o mercado, hoje é muito difícil", justificou.

A montadora bateu recorde de produção em 2010 na cidade, com a fabricação de mais de 280 mil carros. A expectativa é de crescimento nas vendas de automóveis nesse ano.


Caçapava faz campanha de trânsito para alertar pedestres



E em Caçapava, uma campanha quer conscientizar quem dirige e quem anda a pé a respeitar a faixa de pedestres. A expectativa é que a iniciativa ajude a reduzir o número de acidentes.

Quem passa por eles fica olhando. O que será isso? Uns até param para decifrar, mas poucos entendem o recado. O desenho de corpos estendidos no asfalto faz parte da nova campanha de trânsito, em Caçapava. A idéia é lembrar o que pode acontecer com quem não está nem aí para a sinalização e eles são maioria.
 
Hábito

A distância das pessoas do comportamento ideal no trânsito é tão pequena e ao mesmo tempo tão grande. Como respeitar a faixa de pedestre, por exemplo, quando sempre se quer ganhar tempo ou cortar caminho? Para que o respeito aconteça é preciso um exercício diário de educação e paciência. “Nós temos que aprender que precisamos atravessar na faixa. Acho que é um pouquinho de preguiça mesmo”, confessou a comerciante, Marta Monteiro.

A campanha

Para acelerar a educação e frear o desrespeito, cartazes, folhetos, policiais, agentes, bonecões e até música entraram na campanha que quer alertar a população para reduzir os índices de atropelamentos.

Em 2009, a cidade registrou 19 acidentes envolvendo pedestres. Em 2010, foram 34. Aumento de quase 80%. Só em 2010, Caçapava teve mais que o dobro de acidentes registrados em São José dos Campos.

“Tanto o motorista quanto o pedestre tem sua parcela de culpa. O pedestre, muitas vezes, quando está na faixa não é respeitado pelo motorista. Nós temos aquele vício do interior de achar que podemos atravessar em qualquer lugar. As distâncias são curtas e as pessoas procuram sempre o menor caminho para fazerem suas travessias”, explicou o secretário de Trânsito, Fernando Diniz Borges.

Veja os dados sobre os atropelamentos em Caçapava 

2009 - 19

2010 - 34

Aumento de 79 %

Nenhum comentário: