Globo.Esporte
Comitê iraniano diz que palavra 'Zion', que remete ao judaísmo, pode ser lida no símbolo das Olimpíadas. COI se defende: 'Representa apenas o ano'
A logomarca dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, virou alvo de reclamações do Irã. O país do Oriente Médio ameaça boicotar a competição caso o símbolo não seja alterado. Segundo o Comitê Olímpico Iraniano, é possível ler a palavra “Zion” (Sião, em português), que remete à história do judaísmo.
De acordo com uma agência de notícias iraniana, o governo do país enviou uma carta ao Comitê Olímpico Internacional reclamando da logomarca. Ele alega que a inscrição da palavra “Zion” poderá ser interpretada como um ato de racismo contra os islâmicos.
- Se o COI não tomar medidas para resolver esta questão, isto poderá afetar a participação de vários países, entre eles o Irã, que insiste em certos princípios e valores - afirmou o presidente do Comitê Olímpico Iraní, Mohammad Aliabadi, em carta ao presidente do COI, Jacques Rogge.
Esta não é a primeira crítica contra a marca dos Jogos. Além do alto custo (algo em torno de R$ 1 milhão), a logo já foi acusada de remeter a atos sexuais e, até, à cruz suástica. Um membro do COI, no entanto, defendeu o símbolo.
- A logo de Londres representa apenas o ano de 2012, e nada mais – afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário