quinta-feira, 15 de junho de 2017

Justiça suspende 60 servidores da prefeitura de Jambeiro por fraude em concurso


Servidores começaram a trabalhar na prefeitura no segundo semestre do ano passado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jambeiro)

Cerca de 60 servidores públicos concursados foram suspensos, por tempo indeterminado, do cargo em Jambeiro (SP). A decisão é da Justiça de Caçapava e atende uma ação movida pelo Ministério Público.

Segundo investigação da promotoria, houve fraude no concurso do ano passado, com direcionamento dos aprovados. O grupo começou a trabalhar no 2º semestre de 2016.

O inquérito aponta que na seleção houve favorecimento de pessoas que mantinham vínculos com a administração municipal e com o prefeito, na época Altermar Mendes (DEM). O MP sinalizou que 32 pessoas já prestavam serviços temporários ao governo e três servidores que eram comissionados foram aprovados no concurso.

A liminar da Justiça pede o depósito em juízo dos valores recebidos pela prefeitura com as incrições para o concurso e o afastamento dos nomeados.

Os trabalhadores afastados disseram estar surpresos com a decisão. Para a técnica em educação física, Valeska Coelho, o concurso foi uma forma de buscar estabilidade no emprego. "Estou desesperada, vai ser difícil bater de porta em porta para procurar emprego agora. Eu ainda sou nova, mas tem gente que já esta quase se aposentando. É uma situação bastante complicada", afirmou.

Apuração

A prefeitura disse que abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades no concurso e afirmou que vai abrir um processo seletivo para contratação imediata de novos funcionários. A contratação será por período determinado, para não afetar as atividades da administração. O número de vagas não foi definido.

"Por ser cidade pequena, esse número causa uma lacuna grande aqui. Agora é sentar com a administração e organizar tudo. No futuro pretendemos fazer um concurso, não digo para todas, mas para preencher as vagas que serão mais afetadas na prefeitura", disse Marcelo Augusto Novaes, secretário de assuntos jurídicos de Jambeiro.

O prefeito anterior foi procurado pelo G1, mas não retornou até a publicação desta reportagem. Ele tem 15 dias para se manifestar na Justiça. O advogado dos afastados disse que vai recorrer da liminar.

Anulação

Esse é o segundo concurso público anulado em Jambeiro por problemas. Em novembro de 2015 outro concurso tinha sido cancelado depois que o MP encontrou irregularidades na empresa contratada para fazer a prova.

Segundo MP, a empresa tinha sido condenada pela Justiça por fraudar concursos públicos em pequenas cidades do interior paulista.

A anulação foi em novembro de 2016 e os candidatos reclamam que até hoje não receberam o dinheiro da inscrição de volta. A prefeitura disse que entrou na Justiça pedindo a empresa Soler de Ensino devolva o dinheiro. Ninguém da empresa foi encontrado para comentar o assunto.

No G1 Vale

Um comentário:

Guasca magdolem disse...

O tal de Altemar não é muito bem visto lá em Jambeiro.