sábado, 20 de maio de 2017

Uma vez confirmada edição da gravação, Janot e Fachin impichados



Se estiverem certos os peritos que asseveram à Folha que o áudio que registra a conversa entre Joesley Batista e Michel Temer sofreu mais de 50 cortes, estamos falando de dois crimes. Nesse caso, o sr. procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem de ser alvo de um processo de impeachment no Senado. E aproveito para pedir também o de Edson Fachin, ministro do Supremo. Sim, explicarei as duas coisas. Até porque há uma diferença entre mim e “eles”: nunca me descuido da lei.

Fachin declarou que a gravação de Joesley é legal porque, afinal, seu conteúdo foi “ratificado e elucidado” em depoimento. É mesmo? Belo conceito de direito, que legitima a tortura caso se confirme, depois, que a realidade é compatível com a confissão do seviciado. O sol nas bancas de revista enchia Caetano de alegria e preguiça. Fachin só me enche de preguiça.

Insisto: um ministro do Supremo aceitou em juízo um elemento que ele sabe fatalmente ilegal: ou é ilegal porque gravações clandestinas não são aceitas em juízo (a não ser em circunstâncias que não estão dadas) ou é ilegal porque parte de um flagrante forjado.

Aí, algum recalcitrante do MST, amigo de Fachin, poderia dizer: “Ah, mas ele não decidiu com base na gravação, só na delação…”.

É mesmo? Então decidiu que o presidente tem de ser investigado por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça apenas em decorrência de depoimentos que listaram a bagatela de 1.890 políticos? E, pior, o faz asseverando a legalidade de um material que, sem edição, já seria ilegal?

E Janot?

Bem, dizer o quê? A fita foi editada pela Procuradoria-Geral da República ou já chegou cheia de cortes às mãos do Ministério Público Federal?

É aceitável que o chefe do Ministério Público Federal peça a investigação de um presidente sem nem se ocupar em saber se existe ou não fraude no material que a justifica?

“Ah, mas o pedido foi feito com base em depoimentos também…” É? Porque será que Temer merece tanta celeridade quando se compara o caso com o de outros famosos? Com tal rapidez, a Lava Jato estaria bem mais adiantada.

Crimes

Caso se confirme a adulteração, estamos diante de dois crimes — e aí será preciso saber quem os cometeu: a. Falsidade material, prevista nos Artigos 297 e 298 do Código Penal:

Art. 297 – Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro:

Pena – reclusão, de dois a seis anos, e multa.

Artigo 298 – Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro:

Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

b. obstrução da Justiça: eis aí! Esta, sim, é verdadeira caso se confirme a edição do material. Afinal, a coisa foi alterada. Quem o fez pretendia o quê? A resposta é óbvia: derrubar o presidente.

Já seria grave se o presidente tivesse sido alvo só de “entrapment”, de uma cilada armada, de um flagrante forjado? Mas, e isto é espantoso, tudo indica que se trata de algo ainda mais grave.

Afirmei nesta quinta que seria necessário investigar a investigação. Confirmados os cortes, é a hora de um duplo impeachment no Senado: de Janot e de Fachin. As consequências de seus respectivos atos, ignorando o devido processo legal, são muito graves.

Por Reinaldo Azevedo

4 comentários:

AHT disse...

A Culpa é da Velha Dona
Autor: AHT


Esse capítulo que estamos assistindo nos causam vergonha e nojo. Mais uma vez confirmamos que a ficção imita a realidade no Brasil.

É demais, já passou da conta ver novela repetindo capítulos anteriores. Somos obrigados assistir a humilhação que os dois irmãos bilionários impuseram a todos cidadãos honestos, graças a certas distraídas e involuntárias ajudazinhas de certos representantes de certas Instituições, distrações essas causadas em uma ou outra derrapada durante o percurso de seus trabalhos.

Esses dois irmãos, COMO PESSOAS FÍSICAS RECEBERAM 100% DE PERDÃO PELA DELAÇÃO E SAÍRAM NO LUCRO, MESMO APÓS COMPRAR 1.829 POLÍTICOS COM O DINHEIRO DA JBS, INCLUINDO-SE ATÉ PRESIDENTES EM MARACUTAIAS QUE ALAVANCARAM O FENOMENAL CRESCIMENTO E LUCROS DESSE GRUPO.

E pelo Acordo de Leniência do GRUPO JBS, os irmãos bilionários e frutos do SOCIALCAPETALISMO regateiam oferecendo pagar valores ínfimos se comparados com os bilhões recebidos.

Esse é o SOCIALCAPETALISMO inventado pelos "estadistas", políticos e empresários corruptos brasileiros, onde grandes "investimentos maracutaicos" são em grande parte bancados pelos cidadãos extorquidos por escorchantes impostos e taxas, enquanto os Grupos e empresários - principalmente, os corruptos, são frequentemente estimulados com isenções de impostos e anistias fiscais.

"Ah, mas..." - e alguns correm em defesa, justificando esses "INVESTIMENTOS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL são, justamente, para gerar empregos, melhor Saúde e Educação!"

* E MILHÕES SÃO TRATADOS DE FORMA HUMILHANTE EM FILAS E CORREDORES DE HOSPITAIS PÚBLICOS?

* A EDUCAÇÃO FAZ DE CONTA QUE EDUCA AS CRIANÇAS E JOVENS?

* A POLÍCIA PRESSIONADA PELA SOCIEDADE PRENDE E A JUSTIÇA, MANIETADA POR LEIS PRODUZIDAS POR LEGISLADORES EXÍMIOS EM BRECHAS QUE LHES POSSAM SER ÚTEIS, SOLTA CRIMINOSOS MESMO QUE FLAGRADOS?

* A POLICIA QUANDO ALVO DOS TIROS DOS CRIMINOSOS, DÁ TIROS A ESMO E MATA INOCENTES?

Dá para acreditar que o Brasil está sendo passado a limpo, graças a alguns destacados e imparcialíssimos representantes de Instituições do Judiciário, quando cometem derrapadas permitindo que a velha Dona Impunidade Arreganhada se ofereça para bilionários, milionários e até para figurantes escrotais ameaçando abrir o bico?

Tristemente, esse é o lado noveleiro do Brasil que não para de reprisar cenas com a protagonista Dona Impunidade Arreganhada.

Quando essa novela terá um fim e jamais será reprisada?

André Silvestre disse...

Se está pondo em duvida o tempo de gravação o próprio Temer pode dizer se a conversa foi só de 38 minutos ou se foi mais tempo. Simples assim.

AHT disse...

Depois da crônica “A Velha Dona”, eis o “acróstico-protesto” resultante:

A DONA IMPUNIDADE ARREGANHADA
Autor: AHT

A culpa pelos maiores males do país,

Depois dos políticos e criminosos de todos
Os naipes, é dessa incorrigível velha que atua
Nos bastidores e porões da República de Pindorama:
A perniciosa Dona Impunidade Arreganhada.

Incrimina alguns apressadamente e
Mesmo que inocentes possam ser. Para outros,
Protela os inquéritos, denúncias e julgamentos.
Uma boa solução sugere aos que lhes são simpáticos:
Nada mais eficaz que uma pronta absolvição, isto é,
Inventar sólidos argumentos e, se preciso, comprar
Dezenas de falsos testemunhos,
Além da complacência elegante e discreta
Dos acusadores e julgadores, se solicitada for.
E, um detalhe: eficácia jurídica não cai do céu.

A justiça tarda mas não falha, um dito popular
Raramente confirmado para os injustiçados.
Regras dos jogos em luxuosos salões e até em porões,
Envolvendo astuciosos e incisivos animadores, além de
Grandes e convenientes mediadores, garantem para
Aqueles, embora criminosos, tenham elevado status
No Mundo e Jogos pelo Poder e Riquezas, uma
Humanização jurídica e complacência à luz de velas.
Advogados hábeis garantem a discrição,
De modo que todos sairão satisfeitos e
A inocente Opinião Pública não será acordada.

AHT disse...

Caro André Silvestre,

Um observação em complemento ao que você observou e sugeriu, feita por um leitor "Anônimo" do Blog do jornalista Políbio Braga:

"Uma dica. O áudio começa com a programação da CBN e termina com a programa da CBN. É só checar o áudio da CBN naquele dia e verificar o tempo da programação entre o que está no início e no fim do áudio. Se os tempos dos dois áudios forem diferentes houve edição."

O comentário acima está nesse link: http://polibiobraga.blogspot.com.br/2017/05/advogado-da-delacao-de-joesley-foi.html