domingo, 7 de maio de 2017

Ilhabela lidera ranking nacional de gestão pública


Em alta. Ilhabela está em primeiro lugar no ranking nacional que mede a qualidade da gestão pública no país

Cidade da região é a mais eficiente quando o assunto são gastos e finanças públicas, qualidade de gestão e desempenho

Marcos Eduardo Carvalho (Em O Vale)
Ilhabela

Ilhabela é a melhor cidade do Brasil no quesito gestão pública. Ao menos é o que aponta o IGM-CFA (Índice CFA de Governança Municipal), criado pelo Conselho Federal de Administração. Segundo o levantamento, a cidade do Litoral Norte obteve nota 0,767.

De acordo com o Conselho, a pesquisa consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho.

Prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos anos, entre 2009 e 2016, Toninho Collucci (PPS) se mostra surpreso com o resultado. "Não conhecia esse trabalho do Conselho e foi uma surpresa muito grata para mim. Fiquei surpreendido, não imaginava que a gente estava tão bem ainda", afirmou o ex-prefeito, que apesar do desempenho não conseguiu eleger seu sucessor na Prefeitura nas eleições do ano passado. Márcio Tenório (PMDB) é o atual mandatário da cidade.

RECURSOS.

A cidade turística se beneficia bastante com os royalties do petróleo, que giram em torno de R$ 160 milhões por ano. Além disso, a cidade também recolhe a taxa ambiental dos visitantes. "Atualmente, a taxa nos nos garante R$ 5 milhões por ano, que são revertidos na melhoria e na preservação da Ilha", afirmou ao OVALE.

"Mas não são só os ryallties. A gente trabalhou a questão do IPTU, que foi corrigido, e a gente trabalhou com a ACI a questão do ISS. O dinheiro é reinvestido na manutenção e eventos da cidade", afirmou o ex-prefeito da cidade do Litoral Norte..

Nenhum comentário: