terça-feira, 30 de maio de 2017

O poço sem fundo do Rio de Janeiro


Urbano Erbiste

O grande volume de novos casos criminais que tem chegado à Procuradoria Regional da República na 2a Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo), vindo das delações da Odebrecht e do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jonas Lopes, tem preocupado os investigadores.

Hoje, da maneira que está, a PRR-2 não daria conta de manter o ritmo bem-sucedido de outras operações no estado, como a Calicute, que prendeu Sérgio Cabral (foto), e a Eficiência, contra Eike Batista.

Um comentário:

AHT disse...

A VELHA REPÚBLICA, UMA MADRASTA MÁ COM SEUS ENTEADOS


Essa atual e Grave Crise...

Uns, se manifestam nas ruas e até vandalizando, confiantes e contando com seus rígidos ’músculos cerebrais’, acreditam que derrubarão o “governo golpista e corrupto”.

Outros, igualmente movidos pela indignação motivada pela Crise, desemprego e desbragada Corrupção corroendo a Nação, manifestam – de preferência, em redes sociais, torcendo até pela volta dos militares governando o Brasil, como a única saída para acabar com os políticos e parceiros corruptos.

“Revolução de 64” para alguns. “Golpe de 64” para outros. 21 anos sob os governos de generais presidentes que muito realizaram em infraestrutura e incontestáveis benefícios à Sociedade. Com alguns “poréns”: autoritarismo e consequências; não conseguiram se livrar dos infiéis subordinados corrompidos pelos antigos “amigos” da República.

“Diretas Já”, em 1984. "Redemocratização", em 1985.

Ano de 2.017. Os ordeiros e resignados cidadãos enteados da Velha República se deram conta da cruel realidade, e graças à imprensa independente e, sem dúvida alguma, pela Operação Lava Jato e operações decorrentes. Enfim, a maioria dos cidadãos seu deu conta que estava sob as botas da Corrupção pra lá de insaciável, responsável pela grave Crise, incertezas e medos.

Diante de tal descalabro, inevitavelmente aconteceu uma reação claramente definida, graças a representantes do Poder Judiciário e tendo por referência a Operação Lava Jato, "a mãe das Operações". Nesse ponto, vem bem a calhar a leitura do texto "O Tenentismo de Destruição", escrito por Reinaldo Azevedo para a Folha de S. Paulo, e também divulgado neste Blog.

Alguns ponderam, “Ora, não se deve combater a corrupção com critérios contraditórios aos Princípios da própria Justiça. Por esse caminho os corruptos continuarão poderosos e impunes! E o povo, a eterna vítima”.

O povo? Mesmo aqueles que ainda não estão na pior – porém conscientes que poderão ficar, aplaude e torce pelos mocinhos da história, que agora é mostrada online – pela Internet, rádios e TVs, ao vivo e em cores: "O MPF e a PF têm razão. Poxa, se enfrentarem tudo de acordo com a Constituição e a Lei não pegarão corrupto nenhum, tudo continuará como está”. Alguns vão às ruas para manifestar. A maioria continua em casa e acompanhando os noticiários, vídeos de delações dos bandidos, além de entrevistas. Audiências batendo recordes, a mídia faturando, e muito!

A história da Velha República é uma sequência de repetidos e pouco alterados capítulos. Os seus milhões de enteados somente quando sentem na pele a Crise afetando suas famílias tornam-se indignados e revoltosos. Querem se ver livres de sofrimentos e medo dos sinais indicando um tenebroso futuro. Naturalmente, tornam-se ouvintes atentos às novas propostas e soluções, desde aquelas de líderes aparentemente bem-intencionados, e até às propostas dos representantes e arautos à serviço dos grandes amigos, além dos filhos protegidos da Velha República.

A Velha República sempre soube se apresentar com adequados trajes, maquiagens e truques escondendo as marcas do envelhecimento e das safadezas. Tenta preservar aquela imagem de jovem proclamada para substituir a Monarquia vinda para o Brasil e fugindo do Napoleão Bonaparte. No entanto, não deixa de ser uma mãe carinhosa com os seus filhos próprios, frutos de suas relações com amantes e galantes corruptos mantidos com dinheiro que ela, pouco se lixando com a tutelada e explorada Dona Nação, subtrai do cofre do seu marido, o Senhor Estado.

Concluindo, consciente das minhas limitações como "escrevinhador de comentários, crônicas e acrósticos que busca postar em alguns poucos blogs, editei esse vídeo, curto e “light”, que publiquei no YouTube:

"Daquela Juventude aos Adultos dos Podres Poderes Público-Privado"
---> https://youtu.be/BKZEYf65ZFU



Àqueles que tiveram paciência e a benevolência de ler esse meu texto,

Muito Obrigado!

AHT