sábado, 27 de maio de 2017

JBS ajudou a financiar a campanha de 19 candidatos no Vale do Paraíba e região


Candidatos foram apontados na lista do delator da JBS (Foto: Reprodução/TSE)

Valores, que somam mais de R$ 550 mil, constam na lista detalhada entregue por delator à Justiça. Repasses foram declarados. Partidos definiram a aplicação dos recursos, dizem políticos.

A JBS aplicou, por meio de repasses a nove partidos, mais de R$ 550 mil nas campanhas eleitorais de 2014 de 19 candidatos do Vale do Paraíba e região. O levantamento detalhado, com os nomes dos 1.829 beneficiários em todo país e os valores pagos pelos irmãos Wesley e Joesley Batista, foi entregue à Justiça pelo diretor de Relações Institucionais e Governo do grupo J&F, Ricardo Saud, em delação premiada. Os valores irrigaram a última campanha para os cargos de deputado estadual e federal.

O G1 teve acesso à lista e fez um pente-fino para localizar os candidatos da região citados. As informações declaradas por Saud foram confrontadas com a prestação de contas de campanha dos políticos.

A empresa fez os repasses aos partidos apostando, futuramente, em um bom relacionamento com os candidatos caso eles fossem eleitos. Saud classificou os pagamentos a políticos como 'reservatório de boa vontade'.

As doações foram declaradas e os políticos da região que constam na lista entregue pelo delator não são alvo de inquérito. Eles negam qualquer relação com a JBS e afirmam que não há irregularidades nas campanhas.

Nenhum comentário: