quinta-feira, 17 de março de 2016

Lula sugere que PT atuou para eleger Janot e o manda tomar no cu



E sabem quem não se sai nada bem nas conversas desabridas de Lula, recheadas a palavrões, não distinguindo linguagem de botequim ou de mictório de assuntos da República? Rodrigo Janot, procurador-geral da República. E o que Lula sugere ao telefone não parece ser coisa muito bonita.

O ex-presidente conversa com o advogado Sigmaringa Seixas, ex-deputado petista e uma fina flor da esquerda chique de Brasília. Pede abertamente que o outro pressione Janot a abrir investigação contra Aécio Neves. Diz que o procurador-geral rejeitou quatro pedidos para fazê-lo e que bastou um para que ele, Lula, passasse a ser um investigado.

Sigmaringa sugere ao interlocutor que a pressão seja feita de modo formal. O Poderoso Chefão, como se sabe, quer a informalidade.

E então Lula apela àquela sua retórica sempre encantadora, recheada de delicadezas. E diz o seguinte: “Esse cara, se fosse formal, não seria procurador-geral da República. Teria tomado no cu. Teria ficado em terceiro lugar. Quando eles precisam, não tem formalidade; quando a gente precisa, é cheio de formalidade”.

É evidente que Lula está deixando claro que o PT atuou — resta, agora, saber como — para que Janot fosse o primeiro da lista tríplice e, assim, nomeado procurador-geral. O partido é bastante influente no Ministério Público Federal.

Minha curiosidade se aguça: a que “informalidade” teria recorrido Janot, então, para ser eleito?

Bem, quando me lembro de que, até agora, Janot ainda não pediu abertura de inquérito contra Lula no caso do empréstimo do grupo Schahin; quando me lembro de que ele conseguiu transformar um político do PMDB — Eduardo Cunha — na principal personagem do petrolão; quando me lembro que Cunha é, até agora, o único denunciado por ele, bem, fico com receio de pensar que essas são formas que Janot tem de pagar uma dívida. Mas Lula é como o capeta quando conquista uma alma: quer tudo. Em tempo: Cunha tem de ser cassado.

É claro que o procurador-geral da República, que está fora do país, tem explicações a dar. Que diabos significa, afinal de contas, a frase de Lula, segundo o qual, Janot foi informal para não tomar no cu?

É claro que a isenção do procurador-geral também foi posta em dúvida. Mais: Lula deixa claro que a interlocução existe. Ele só se mostra inconformado porque, parece, Janot andava meio arredio.

Para encerrar, destaque-se o universo mental de Lula. Tudo é feito na base da troca e do compadrio. Se ele ajudou Janot a se eleger, agora Janot tem de ajudá-lo não mandando investigar nada que lhe diga respeito e perseguindo seus adversários políticos.

Não se enganem: Lula deixou claro a Sigmaringa que era para mandar — acho que o verbo é esse — Janot investigar Aécio.

O procurador-geral tem muitas explicações a dar.

Por Reinaldo Azevedo

Um comentário:

AHT disse...

O deputado Nelsinho Metalúrgico (PT-RS) fez uma revelação "espantosa":

- Tudo que é metalúrgico fala palavrão o tempo todo.

Há controvérsias. Vejamos:

Lula foi torneiro mecânico por uns tempinhos
e até que aprendeu mais algumas malandragens
e lá se foi um dedinho!
Entrou para o sindicato, gostou da moleza,
apareceu e foi escolhido por Tuma como informante,
depois foi escolhido pelo Gal. Golbery e empresários
para ser um líder sindicalista "manero" e "dos nossos" e...
o monstro foi criado!

Agora "guenta" Brasil, "guenta" povo brasileiro!

Essa desculpa do deputado Nelsinho Metalúrgico
que metalúrgico diz muito palavrões não procede,
é até uma ofensa aos trabalhadores que labutam
pelo pão nosso de cada dia.

Lula fala palavrões e ofende a todos porque é
realmente um mau-caráter, e fim de papo.