domingo, 20 de março de 2016

MPF em Brasília quer "lista de presentes" de Lula


O procurador Wellington Marques, do MPF em Brasília, pediu à Lava Jato o compartilhamento da lista de bens catalogados pela Polícia Federal no acervo levado por Lula ao deixar a Presidência em 2011.

Marques comanda inquérito instaurado no ano passado para apurar suspeitas de apropriação ilegal de itens oficiais por parte dos ex-presidentes Lula, FHC, Itamar Franco e Fernando Collor de Mello.

O MPF já oficiou as empresas "Mudanças Cinco Estrelas, a Granero e o diretor de Documentação Histórica da Presidência, Cláudio Soares Rocha.

São considerados "bens públicos" os presentes recebidos pelos ex-presidentes durante visitas ou viagens oficiais, representando o Estado brasileiro, nas chamadas "trocas protocolares", conforme previsão legal (Lei 8.394/1991 e os decretos 4073/2002 e 4.344/2010).

"Os fatos aqui investigados podem ter correlação aos bens que foram identificados em posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante execução de busca e apreensão", diz o procurador, em referência à Operação Alethea.

A Lava Jato identificou um galpão lotado de presentes recebidos por Lula durante seu governo, assim como uma sala-cofre no Banco do Brasil e uma adega no sítio de Atibaia.

Nenhum comentário: