quarta-feira, 23 de abril de 2014

Mercado projeta inflação acima do teto da meta



Pesquisa feita pelo Banco Central junto a uma centena de instituições financeiras indica uma deterioração das expectativas. Pela sétima semana consecutiva, as previsões para o comportamento da inflação apontam para o alto. Com um detalhe: já se dá de barato que o índice vai ultrapassar o teto da meta oficial em 2014.

Dessa vez, a mediana das projeções para o IPCA foi de 6,47% para 6,51%. A meta de inflaç!ão do governo é de 4,5%, com dois potos de tolerância para baixo ou para cima. A previsão está, portanto, ligeiramente acima do pé-direito.

Quando consideradas apenas as cinco instituições que mais acertam as previsões, o pessimismo é maior. Nesse grupo, a mediana foi de 6,49% para 6,59%. A despeito disso, o mercado não alterou suas expectativas em relação à taxa de juros, hoje ficada em 11% ao ano. Estima-se que chegará a 11,25% ao final de 2014 e 13% em 2015.

Os humores azedam contra um pano de fundo marcado pela volatilidade de um ano eleitoral. Conforme já comentado aqui, a candidata à reeleição Dilma Rousseff chega ao final do mandato governando com uma parte do corpo que joga os problemas para o futuro: a barriga

Josias de Souza.

Nenhum comentário: