quarta-feira, 30 de abril de 2014

Caso dos haitianos: Alckmin e Viana se insultam



A crise que eletrifica as relações entre São Paulo e Acre atingiu o apogeu no início da madrugada desta quarta-feira (30). Os governadores Geraldo Alckmin (PSDB) e Tião Viana (PT), que sempre foram afáveis um com o outro, trocaram insultos em público. Chamado por Alckmin de “irresponsável” por enviar refugiados haitianos para a capital paulista sem aviso prévio, Viana abespinhou-se. “Indago a esse sujeito que governa São Paulo: tem veio de racismo ou intolerância aos irmãos haitianos em sua atitude?”.

Foi numa entrevista à radio Jovem Pan, na noite passada, que Alckmin acusou o colega do Acre de exibir “um comportamento totalmente irresponsável”. Disse ter sido pego “de surpresa” com a chegada dos haitianos. Carregou nos adjetivos. “É um absurdo verdadeiro isso.”

“Uma coisa é você ter um processo migratório, um programa migratório. […] Outra coisa é uma coisa totalmente ilegal, sem nenhum visto de entrada, de permanência, de possibilidade de trabalho”, afirmou Alckmin. “Simplesmente vai chegando em ônibus, vindo do Acre aqui para São Paulo, sem nenhum preparo prévio das condições onde as pessoas vão ficar, das questões legais, da capacitação para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário: