sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Blogueira Yoani Sánchez pede ajuda a Dilma para deixar Cuba




A blogueira cubana Yoani Sánchez, uma das vozes mais famosas de oposição ao governo Raúl Castro, divulgou um vídeo em que pede ajuda à presidente Dilma Rousseff para deixar o país.

Sem obter autorização do governo para viajar ao exterior desde 2004, Yoani colocou no YouTube uma mensagem apelando a Dilma para que intervenha diretamente junto às autoridades cubanas para ajudá-la.

- Por favor, me ajude. Já fiz tudo o que está a meu alcance. Estou proibida de deixar meu país, e não cometi nenhum crime. Me condenaram à imobilidade insular - diz Yoani no vídeo. - Eu sei muito bem que ela (Dilma) sabe o que é o controle excessivo e a repressão.

Yoani Sánchez foi convidada para participar da exibição de um documentário na Bahia em fevereiro. O filme, dirigido pelo cineasta Dado Galvão, tem a liberdade de imprensa em Cuba e no Brasil como tema, e a blogueira é entrevistada.

A dissidente cubana diz que já tentou cerca de 20 vezes - sem sucesso - uma autorização do governo para que possa deixar Cuba. Em 2010, ela fez um apelo semelhante ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Um comentário:

Miriaklos disse...

O Yoani vou lhe dar um conselho: deixe de ser ingênua em fazer um pedido deste ao governo do pt. Você, que me parece bem informada, não tem conhecimento do que este governo fez com os atletas cubanos que abandonaram a delegação na época do Pan? Nestas circunstância você acha que poderá, mesmo que remotamente, ser atendida ?