quarta-feira, 29 de junho de 2011

Primeiro casamento gay do Brasil pode ser anulado, diz jurista

Primeiro casamento gay do Brasil. Foto: Thiago Leon


O primeiro casamento gay do Brasil, realizado nesta terça-feira em Jacareí (SP), pode ser contestado na Justiça e acabar sendo considerado nulo, segundo afirmaram juristas ouvidos pela BBC Brasil.


O casamento ocorreu de acordo com decisão do juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, após um parecer favorável do Ministério Público de São Paulo.


Os noivos, Luiz André de Rezende Moresi e José Sérgio Santos de Sousa, estão juntos há oito anos e viviam em regime de união estável. A conversão da união estável em casamento ocorreu no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Jacareí.


No entendimento do jurista Ives Gandra Martins, o casamento homossexual, nos termos atuais, fere o parágrafo 3º do artigo 226 da Constituição Federal, que, segundo ele, prevê que apenas casais heterossexuais podem se casar.


Para Gandra, qualquer pessoa ou entidade --como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo-- pode entrar na Justiça com uma ação de inconstitucionalidade e contestar a união.

Nenhum comentário: