terça-feira, 28 de junho de 2011

Lixo espacial passou a 250 metros da ISS

A Estação Espacial Internacional correu risco nesta terça-feira


O lixo espacial que ameaçava a Estação Espacial Internacional passou a apenas 250 metros de distância. A tripulação, que havia se refugiado na nave de socorro Soyuz, pôde voltar à estação, indicou nesta terça-feira a agência Interfax, citando uma fonte espacial russa.


Mais cedo, os seis membros da tripulação da Estação Espacial Internacional foram forçados a deixar a ISS e ir para a nave Soyuz devido à proximidade de restos de lixo espacial, informou a agência Interfax.


"Restos espaciais foram localizados muito tarde para que a Estação Espacial fizesse uma manobra para evitá-los. Os seis membros da tripulação receberam a ordem de subir a bordo da nave Soyuz", indicou a fonte.


Segundo a porta-voz do TSouP, quando a ISS se vê ameaçada por restos de lixo espacial, a tripulação recebe ordem de ir a bordo das naves de resgate para poder fugir da Estação, caso seja necessário. "Trata-se de um procedimento normal de retirada, em caso de necessidade, e os astronautas têm instruções permanentes neste sentido", explicou. Três russos, dois americanos e um japonês fazem parte atualmente da tripulação da ISS.

Nenhum comentário: