quarta-feira, 29 de junho de 2011

Para Gleisi, dinheiro da BNDESPar não é público

Ministra da Casa Civil profere a frase mais infeliz do dia ao afirmar que envolvimento do braço de participações do BNDES na fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour não implica uso de dinheiro público


Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann

A ministra Gleisi Hoffmann deve estar tão atrapalhada com sua nova rotina na toda poderosa pasta da Casa Civil que proferiu a declaração mais infeliz desta quarta-feira. Em entrevista no Palácio do Planalto, ela afirmou que a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social na proposta de fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour – não significa uso de recursos públicos. Para apoiar sua tese, a ministra saiu com uma explicação absurda: “Essa é uma operação enquadrada pelo BNDES. Não é uma operação de crédito do BNDES. Portanto, ela não tem recurso público envolvido, nem FGTS, nem Tesouro. É uma ação de mercado realizada pelo BNDESPar e não tem nada a ver com decisão de governo”.


Ora, a BNDESPar – o braço de participação do BNDES – é uma controlada cuja estrutura de capital tem como principal fonte de captação o próprio banco que a controla. Este, por sua vez, para se manter capitalizado, tem recorrido seguidamente ao Tesouro Nacional, que tem como fonte única de recursos os impostos pagos pelos cidadãos e as dívidas que assume. Mais dinheiro público que isso impossível.

Nenhum comentário: