segunda-feira, 31 de julho de 2017

Poluição do ar pode matar 4.700 habitantes da RMVale até 2030


Poluição Dutra KM 145
Poluição. Tráfego intenso de veículos em trecho da rodovia Presidente Dutra
 em São José dos Campos; qualidade do ar na cidade piorou
Foto: /Rogério Marques/ OVALE

A poluição do ar na RMVale ameaça a vida de mais de 4,7 mil habitantes, que poderão morrer em decorrência de doenças relacionadas ao problema até 2030. A estimativa é do Instituto Saúde e Sustentabilidade, ONG de São Paulo que atua na área ambiental.

Em média, o Vale tem cerca de 340 mortes por ano relacionadas à poluição do ar. No entanto, o problema afeta até 80% da população regional, segundo índice da OMS (Organização Mundial de Saúde), que chama a questão de "perigo invisível". São mais de 1,9 milhão de pessoas afetadas na região.

No país, a cada 100 mil brasileiros, 14 morrem por ano em decorrência da poluição do ar. De 2017 a 2030, estima-se que 375 mil pessoas morrerão tendo como principal causa o ar poluído.

A poluição do ar afeta a qualidade do sono, gera aumento de peso nas pessoas e é o gatilho para várias doenças atmosféricas, além da principal causa de mortes prematuras --mata mais que acidente de trânsito e água contaminada.

Entre os principais problemas causados, segundo o Instituto Saúde e Sustentabilidade, estão câncer de pulmão, lesões pulmonares, problemas cardíacos e o aumento de problemas respiratórios entre idosos e crianças. "Outro ponto importante é que indivíduos que têm asma, bronquite, rinite ou enfisema podem ter os sintomas agravados devido à exposição a estes poluentes".

Qualidade do ar piora em São José e Jacareí e melhora em Taubaté, diz Cetesb

Aumentou a quantidade de poluentes no ar em São José e Jacareí, segundo relatório da Cetesb com dados de 2016. Em São José, os poluentes passaram de 10,3 mil toneladas por ano, em 2015, para 10,6 mil, no ano passado. No mesmo período, Jacareí saltou de 3,2 mil toneladas por ano para 3,4 mil. Em Taubaté, os poluentes caíram de 5,1 mil para 5 mil.



Nenhum comentário: