segunda-feira, 17 de julho de 2017

Jovem de São José dos Campos propõe lei que leva políticos a júri popular


Gustavo Braga quer júri popular para político acusado de qualquer crime / Divulgação

Gustavo Haddad (foto), engenheiro de 22 anos de São José dos Campos, fez uma proposta de lei no portal do Senado Federal e pode ajudar a criar uma nova lei no Brasil.

A proposta do engenheiro é que todos os julgamentos de políticos sejam feitos por meio de um júri popular. A iniciativa foi proposta em junho por meio do programa 'Ideia Legislativa' e ganhou apoio de mais de 20 mil pessoas na web. A matéria está na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

"Eu me formei fora do país e quando voltei, vim também com vontade de fazer a diferença. A minha intenção é que os políticos de todas a esferas sejam julgados em júri popular e só vai para frente se tiver o apoio da população", disse o estudante.

O fato de permitir a participação popular na elaboração de leis agradou também a consultora política Gil Castillo. "Nesse momento de crise política que a gente está vivendo, a discussão da responsabilidade dos políticos em determinados casos é super válido", analisou ela.

Os moradores de São José também gostaram da proposta. Paulo Fernando acha que a ideia deveria agradar os próprios políticos. "Acho interessante quem não deve nada deveria apoiar e é totalmente justo essa forma de julgamento", disse.

Qualquer morador pode sugerir ideias pelo programa 'Ideia Legislativa'. Quando a sugestão receber 20 mil apoios no site do Senado, a ideia se tornará uma sugestão legislativa e será debatida pelos senadores.

G1 Vale do Paraíba 

Nenhum comentário: