sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ex-prefeito de Taubaté é condenado a 37 anos de prisão por corrupção


Prefeito Roberto Peixoto em entrevista ao G1 no gabinete, no último dia 13 de dezembro. (Foto: Suellen Fernandes/G1)
Peixoto foi condenado por lavagem de dinheiro
(Foto: Suellen Fernandes/G1)

Esse ordinário, que deveria estar na cadeia há muito tempo, a pedido do atual prefeito de Caçapava, me processou por conta de umas verdades que escrevi sobre ele. Mesmo tendo à disposição a máquina pública caçapavense - dois funcionários comissionados da Prefeitura de Caçapava como testemunha e o pai do então chefe de gabinete do Rinco, Anthero Mendes Junior, como advogado - levou uma surra jurídica, perdeu, voltou para Taubaté envergonhado.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

O ex-prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, foi condenado pela Justiça Federal em dois processos por crimes de lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e fraude em licitação. A pena somada chega a 37 anos de prisão. Luciana Peixoto, mulher dele, também foi condenada. Cabe recurso.

As condenações foram publicadas nesta quinta-feira (1º). Segundo a Justiça, Peixoto e a mulher se beneficiaram com esquemas de corrupção em serviços para a saúde e também no fornecimento de merenda escolar por uma empresa terceirizada. Peixoto foi prefeito de Taubaté entre 2005 e 2012.

A investigação foi conduzida pela Polícia Federal, que chegou a prender o ex-prefeito e a esposa em junho de 2011. Na época eles ficaram dois dias presos na sede da Polícia Federal em São José dos Campos (SP) e foram liberTados com um habeas corpus.

Além dele e da mulher também foram condenadoas outras seis pessos por participação nos crimes.

Condenação

As condenações foram dadas essa semana em dois processos. No total, a pena aplicada à Peixoto é de 20 anos em regime fechado e outros 17 em regime semiaberto. Já a mulher dele foi condenada a catorze anos de prisão em regime semiaberto.

A condenação dada pela Justiça Federal em São Paulo também determina que Peixoto perca todos os bens que foram comprados com dinheiro ilícito. Estes bens são um apartamento em Ubatuba, um sítio em São Bento do Sapucaí, duas casas em Taubaté e um automóvel. A sentença também determina que Peixoto não possa ocupar cargo público pelos próximos dezoito anos.

Outro lado

​Por nota, a defesa do ex-prefeito informou que ainda não foi notificada da decisão. A nota diz ainda que o posicionamento do magistrado é respeitado, mas que a defesa vai recorrer. "Confiantes na Justiça e aguardando pela Absolvição do Sr. Roberto e da Srª Luciana", diz trecho da nota.

Nenhum comentário: