quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Campeão de irregularidades do Vale - Peixoto é denunciado outra vez...


Segundo ação, ex-prefeito contratou 349 servidores de forma irregular em 2007

O ex-prefeito Roberto Peixoto. Foto: Rogério Marques


A Promotoria do Patrimônio Público ajuizou ação civil de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Taubaté Roberto Peixoto (PEN) por suposto dano ao erário.

Na ação, protocolada no início do mês passado, o Ministério Público aponta que Peixoto contratou 349 funcionários temporários de forma irregular em 2007, ainda no primeiro mandato.

O MP pede que o ex-prefeito receba punições como perda da função pública (se houver), suspensão dos direitos políticos por até oito anos e pagamento de uma multa de até cem vezes o valor do salário recebido na época.

O juiz Paulo Roberto da Silva, titular da Vara da Fazenda Pública, ainda não analisou os pedidos do MP.

Falha. Segundo a Promotoria, essas contratações foram feitas sem a comprovação da necessidade temporária de excepcional interesse público e sem qualquer forma objetiva de seleção, pautada no mérito.

Além disso, naquela época, segundo dados do TCE (Tribunal de Contas do Estado), 70% do quadro de servidores da prefeitura era de funcionários temporários, número “excessivo” de acordo com o MP.

Outra falha apontada é que as contratações poderiam durar no máximo seis meses, mas diversos dos servidores foram mantidos até o fim do mandato de Peixoto e só foram encerradas nos anos de 2013 e 2014, já no governo do atual prefeito, Ortiz Junior (PSDB).

Outro lado. O advogado de Peixoto, Thiago Mendes Pereira, negou irregularidades. 

“As contratações se deram em razão da necessidade da administração, por puro interesse público, e são justificadas, pois serviços essenciais da população não poderiam ser paralisados. As contratações foram legais e necessárias, e isso será demonstrado no decorrer do processo”.

Nenhum comentário: