sábado, 23 de março de 2013

Reforma de carros do museu de Lee ficará por conta de colecionadores


G1

Acervo, em Caçapava (SP), tem 40 veículos em estado de abandono.
Primeiro veículo restaurado será um Buick Roadmaster coupé, de 1941.

Buick Roadmaster Coupé, de 1941, da coleção de Roberto Lee, é levado para restauro. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caçapava)

Um colecionador de carros de São Paulo recebeu autorização da Prefeitura de Caçapava para restaurar um automóvel Buick Roadmaster, de 1941, do antigo acervo de Roberto Lee. Será o primeiro veículo do acervo restaurado desde que os carros foram doados para a prefeitura da cidade, há dois anos.

O restauro ficou por conta de Rinaldo Araújo Carneiro, de 46 anos, colecionador de automóveis, que iniciou sua coleção após uma visita ao antigo museu, em 1990. "Foram os últimos anos do museu, que já estava em estado de abandono. Os visitantes procuravam o zelador e ele abria o museu, cobrando um valor simbólico. Vi o abandono e saí de Caçapava transtornado", diz Rinaldo.

Vinte e dois anos depois, Rinaldo voltou à Caçapava e solicitou autorização para restaurar um dos veículos. "Nós obtivemos todas as autorizações necessárias e entregamos para o colecionador, que teve que obedecer uma série de exigências, como ter uma equipe especializada, reunir condições técnicas para manter a originalidade do carro", diz Marcelo Bellato, curador da coleção, que espera apresentar o carro, já restaurado, na 'Semana Roberto Lee', que acontece em agosto na cidade.

Nenhum comentário: