terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O PSDB, por enquanto, está firme como um pudim


PSDB só tem uma decisão decente a tomar na disputa pelo Senado: apoiar o senador Pedro Taques (PDT-MT). Os petistas sabem do que falo: sempre apresentaram candidatos alternativos, mesmo para perder. Do mato da oposição, no entanto, não sai coelho, não.

Leio na Folha uma consideração do senador Aécio Neves (PSDB-MG), apontado como “o” candidato do partido à Presidência da República e cotado para presidir também a legenda. Volto em seguida.

“O senador Renan, como líder do partido, deve ser o maior interessado em conduzir a indicação do PMDB para um nome que possa ser tranquilamente aceito por todo o Congresso e não apenas pela bancada do seu partido”, afirmou, durante a inauguração de um complexo prisional em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.
(….)
Aécio disse hoje que a bancada do PSDB e outros partidos de oposição irão se reunir na quinta-feira (31) para avaliar a situação. “Mas acho que cabe ao PMDB, como partido majoritário, criar facilidades para que possamos ter um nome que agregue a todas as forças políticas do Congresso, para que o Senado inicie uma nova fase”, afirmou.

“Cuma???” É a pergunta clássica de Didi Mocó. É a oposição com aquele discurso de consistência flan, firme como um pudim. “Renan é o maior interessado” num nome alternativo a… Renan??? Isso é pura retórica da conciliação, só que sem a fase anterior: a do confronto. Não! Ele não é o maior interessado. Os maiores interessados, senador, são os brasileiros decentes.

Aécio sabe muito bem que políticos não abrem mão de posições de poder, a menos que a tanto sejam forçados. O senador Álvaro Dias (PR), oposicionista de fato e líder do partido na Casa, afirmou que o partido pode votar em bloco em Taques. Vamos ver. Uma coisa é certa: ou se tem uma posição do partido como um todo, ou não se tem é nada.

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: