Veja
Após quase meio século de pesquisas, a última peça que faltava no modelo padrão da física pode ter sido finalmente encontrada. Cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) descobriram uma nova partícula subatômica que eles acreditam ser o obscuro bóson de Higgs, peça crucial para compreender a formação do universo – na teoria, o bóson de Higgs confere massa às demais partículas e explica o surgimento da matéria.
A descoberta foi confirmada nesta quarta-feira em eventos realizados em Londres, na Grã-Bretanha, e Genebra, na Suíça."Posso confirmar que uma partícula consistente com a teoria do bóson de Higgs foi descoberta", disse John Womersley, diretor-executivo do Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia britânico.
"É um resultado preliminar, mas nós consideramos que é muito forte e sólido", afirmou Joe Incandela, porta-voz de uma das duas equipes do CERN que procuram a partícula de Higgs, no auditório do centro de pesquisas, perto de Genebra.
A descoberta foi detalhada por Fabiola Gianotti, porta-voz do outro grupo do CERN que buscam o bosón de Higgs: "Observamos em nossos dados sinais claros de uma nova partícula, ao nível de 5 sigmas, em uma região de massa ao redor de 126 gigaelétron-volts (GeV)", disse durante a apresentação dos resultados deste experimento. Gianotti destacou que o "excelente funcionamento" do Grande Colisor de Hádrons (LHC, maior acelerador de partículas do mundo) e "o esforço de muita gente nos permitiu chegar a esta emocionante etapa".
O anúncio feito nesta quarta pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear confirma os indícios encontrados pelo laboratório americano Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory) recentemente. Na última segunda, o porta-voz do laboratório, Rob Lober, declarou que os cientistas americanos tinham novas informações que "apontavam fortemente para a existência do bóson de Higgs". Segundo ele, a confirmação da descoberta dependia apenas dos resultados dos experimentos do Grande Colisor de Hádrons, que foram divulgados agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário