sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

TRE cassa mandato e deixa Carlinhos e vice inelegíveis


Carlinhos Almeida durante evento semana passada, na ciclovia da av. Salinas. Foto: Divulgação.

Caíque Toledo  em O Vale

O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), e seu vice, Itamar Coppio (PMDB), tiveram seus mandatos cassados nesta quinta-feira (15) pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). A decisão unânime foi motivada por uso indevido dos meios de comunicação, e ainda aplicou a pena de inelegibilidade à dupla por oito anos. Cabe recurso ao TSE. 

De acordo com o TRE, durante a campanha eleitoral de 2012, quando Carlinhos foi eleito, os então candidatos foram beneficiados por propagandas veiculadas na mídia pagas por empresas locais. De acordo com os magistrados, foi capaz de influenciar na liberdade de escolha dos eleitores. 

Segundo a relatora do processo, juíza Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi, ressaltou que a condenação "independe de ciência e participação do candidato, ou da existência de vínculo com os autores, desde que evidenciado no caso concreto que aqueles atos tiveram o condão de desequilibrar a disputa eleitoral".

Em 2012, Carlinhos foi eleito com 50,98% dos votos válidos (180.794 votos). Este ano, foi derrotado nas urnas pelo candidato do PSDB Felício Ramuth.

Outro lado. Carlinhos afirma não ter cometido nenhuma irregularidade na campanha de 2012, tanto que o decisão deste caso em 1.a instância considerou a ação improcedente.

Questionado, Itamar Coppio afirmou que ainda buscará detalhes da cassação. "Vou tentar falar com o advogado da campanha primeiro, até para ver o que está acontecendo. Tomei conhecimento agora, não recebi notificação", disse.

Nenhum comentário: