sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Caçapava - Começar de Novo


Resultado de imagem para Politica nova

Está terminando o ano de 2016 e junto um quadriênio público administrativo, de péssima qualidade. Fato confirmado pelos eleitores caçapavenses que impuseram ao atual prefeito uma derrota humilhante nas urnas. Amargou um terceiro lugar nas eleições, ficando atrás inclusive, de seu maior desafeto, Carlos Vilela. 

A política, como já foi dito aqui outras vezes, é uma ciência interessante. Vejam por exemplo, o prefeito que sai: Como prefeito foi um desastre, consequência de seu baixo QI, pouco estudo e aliados de péssima qualidade. Deu no que deu... O povo percebeu seu despreparo e o dispensou. Porém, e mais interessante, foram suas explicações sobre a indiscutível derrota. Ele disse estar cansado de ser prefeito e por isso, não fez campanha eleitoral; não usou a máquina pública para se promover. Disse mais, – essa foi de doer – Deus não quis que ele ganhasse a eleição. E vejam que interessante, no mesmo dia que admitiu Deus ter abençoado sua derrota, ele disse ter sido castigo de Deus a derrota dos vereadores que fizeram oposição a ele na Câmara. Aqui se faz aqui se paga, disse ele em relação aos vereadores! Agora, o pé no traseiro que ele levou do povo... Não! É bênção de Deus. Hummmm

Na verdade o prefeito que sai fez propaganda política desde que pisou na Prefeitura em 2013. Semanalmente na Rádio local e diariamente numa estrovenga chamada Taiadaweb. Usou a máquina pública para perseguir e tentar calar seus críticos por medo de perder prestígio eleitoral. Quanto a Deus... Aí já é picaretagem política mesmo.

Bem minha gente, segunda que vem (02/01) começa um novo ano e com ele um novo prefeito. Fernando Diniz Borges, filho de Caçapava, de QI elevado e excelente formação escolar. Como oficial do exército foi educado e treinado a obedecer regras, leis, regulamentos e principalmente, assegurar o bem-estar dos indivíduos. Foi vereador, o mais votado à época, o que lhe deu experiência legislativa e conhecimento de como organizar uma cidade através de leis. Foi secretário de mobilidade urbana de Caçapava de 2008 a 2012, o que lhe rendeu boa experiência na área administrativa. Oriundos de excelentes famílias, ele e esposa fazem parte da sociedade culta da cidade e não precisam correr atrás de prestigio, isso eles têm de sobra, o que os imunizam dos midiáticos ordinários que reinam na cidade. Enfim, Fernando tem o que precisa, e se quiser pode ser o melhor prefeito da história de Caçapava.

Porém... A política carrega doenças e Caçapava está infestada. Já vi bons homens, uma vez eleito, se transformarem em pulhas por contaminação. Os caçapavenses as eliminam nas urnas, mas não conseguem erradicá-los. Elas estão por aí! Então... fica a dica dos caçapavenses para que o novo prefeito faça uma administração admirável. Mantenha uma distância sanitária de quem não presta. Simples assim!

E os vereadores?

São dez. Alguns novos e outros nem tanto. Fiquei preocupado com a comemoração de alguns eleitos, parecia que tinham ganhado um prêmio. Será? Na verdade o cargo de vereador foi criado para representar o cidadão comum que trabalha o dia inteiro e não tem tempo de organizar a cidade, acompanhar e fiscalizar o prefeito. Isso parece “trabalho” e não “prêmio”. Certo? Vamos ver! 

Caçapava, segundo o IBGE, tem perto de 90.000 habitantes e para representá-los 10 vereadores, cada um recebe para isso cerca de R$ 6.000,00 por mês com a obrigação de se reunirem apenas uma vez por semana e são amparados nas suas dificuldades por 2 assessores cada um. E melhor! Não são obrigados a largarem seus empregos na vida privada. É, tá parecendo um bom prêmio. Certo? Certo!

Apesar do pouco trabalho e da sensação que o cargo de vereador é um prêmio, tem quem queira aumentar o número de cadeiras na Câmara. Além daqueles que costumam concorrer ao prêmio, o mais ferrenho defensor do aumento é Cesar Nascimento da Rádio Capital, presidente do PSC local.

Este blogueiro, anos atrás, solicitou do então vereador Souza Lima um projeto de lei que obrigasse qualquer projeto nesse sentido passar antes, por um referendo popular. Virou lei. Hoje, se a maioria dos caçapavenses não concordar, não aumenta nada!

Pois bem, Cesar Nascimento não tem afinidade com o povo. Ele sempre foi rejeitado nas eleições que disputou e certamente seria execrado numa demanda pelo aumento de cadeiras na Câmara. A Rádio dele só faz barulho, ninguém dá bola. Então o que ele faz? Parte pra cima dos vereadores, fazendo ameaças, para que revoguem a lei do referendo popular. Ele quer tirar do povo o direito de opinar quanto ao aumento de cadeiras na Câmara. Ele diz na rádio que o povo não sabe nada de política. É um coitado!

O perigo - Entre os vereadores eleitos está a Preta da Rádio Capital. Nascimento começou uma “campanha”, eu chamo de ameaça, para que ela seja a próxima presidente da Câmara. Espero que os outros nove vereadores não permitam. Caso contrário, teremos o dedo com pouca assepsia deste sujeito enfiado na casa do povo.

8 comentários:

André Silvestre disse...

Dia primeiro de Janeiro finalmente estaremos livre de um prepotente. Espero que os novos vereadores não sejam submissos ao homem da radia.

André Silvestre disse...

Ficamos livre da Dilma, o lula vai pra cadeia. Ficamos livre também do prefeito.

Paulo Rubens disse...

André, em Caçapava precisamos ficar livre desse tal de Nascimento. É,só questão de tempo...

Rui disse...

Caçapava não tem jeito. As vilas, que é quem mais precisa, só elegem ignorantes. É o prêmio... Depois saem por aí reclamando.

Judite disse...

A Preta usa os necessitados que ligam na rádio para se promover.

Eu vou atras disse...

O Rinco virou uma piada. Não vai conseguir fazer parte da sociedade caçapavense. O Marcio Statuti ficou rico. Está montando uma pousada. Tem dois terrenos em um empreendimento e outros dois em outro. Para quem vivia do salario de policial até que está legal.

AHT disse...

‹i›Ô lôco!‹/i›
Caçapava precisa contratar um Xerife daqueles do Velho Oeste, que põe! Bang Bang! E acabava com os fora dá lei.

André Silvestre disse...

Se tem alguém em Caçapava que sabe se opor aos políticos incompetentes é o Clóvis Cunha e ele não muda de postura. Peço a todos que aqui fizeram suas postagens que continuem dando suas opiniões, pois só assim conseguiremos fazer com que nossos políticos caçapavenses cumpram direito o seu papel. Feliz Ano Novo Crovão.