sábado, 3 de dezembro de 2016

Como identificar uma mensagem falsa na internet


Resultado de imagem para Mensagem falsas na internet

A mensagem abaixo, que está viralizando nos últimos dias, convoca a população para uma grande manifestação contra as mordomias dos políticos. O sucesso do post, porém, não é novidade. Há quase três anos (a primeira menção que o blog encontrou na internet é de abril de 2014), o texto ressurge nas redes sociais como se fosse uma grande novidade. E, até hoje, o tal evento não aconteceu.


No mês passado, o Dicionário de Oxford, da universidade de mesmo nome, escolheu a palavra “pós-verdade” como expressão do ano de 2016. O termo faz referência a um momento no qual as emoções e crenças parecem importar mais do que o fato na disseminação de uma notícia. É o caso desse post: seu sucesso se dá porque ele fala de problemas do país em um momento político delicado, principalmente após as polêmicas mudanças no pacote anticorrupção, votado na Câmara na madrugada de ontem.

Comovidos pela indignação, muitos usuários do Facebook e Whatsapp (onde é mais disseminado) sequer se atentam a alguns indícios claros de que o texto é falso. O #VirouViral elencou alguns deles, que também podem servir para desmascarar outras “notícias” por aí:

  1. Não apresenta a data e o local da mobilização.
  2. Fala de reclamações que são relevantes em qualquer momento. Por isso, viraliza várias vezes por ano.
  3. Não está vinculado a nenhum grupo ou figura.
  4. O evento não foi publicado em veículos com credibilidade nacional.
  5. Os sites que compartilharam o texto copiaram e colaram de outras fontes, sem acrescentar nenhuma informação.
  6. Ninguém está falando sobre a tal manifestação. Um evento da magnitude que é vendida no post estaria também nas rodas de conversa.
  7. Não há eventos no Facebook e nem em outra rede social, que dê mais informações sobre a mobilização.

Nenhum comentário: