O SENADOR WILDER MORAIS ACHA QUE PRÉDIO PÚBLICO PODE USAR ÁGUA DA CHUVA EM SANITÁRIOS, IRRIGAÇÃO, LIMPEZA E ESPELHOS D'ÁGUA |
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle pode aprovar, em decisão terminativa, projeto que torna obrigatória a instalação de sistemas de aproveitamento de água da chuva na construção de prédios públicos, bem como a utilização de telhados ambientalmente corretos. A reunião está marcada para esta terça (14), em reunião marcada para começar às 9h.
O projeto, do senador Wilder Morais (DEM-GO), indica a destinação da água captada das chuvas para descargas em vasos sanitários, irrigação de gramados e plantas ornamentais, limpeza de pisos e pavimentos, além de espelhos d’água.
O autor argumenta que a escassez de recursos naturais, especialmente de água, e o mau desempenho dos sistemas convencionais de drenagem urbana apontam para a necessidade de ações de controle que “contribuam para o restabelecimento do equilíbrio hidrológico e minimizem os impactos da urbanização”.
De acordo com o projeto, a obrigatoriedade deve constar em todos os editais de licitação. As normas só serão dispensadas quando ficar comprovada a inviabilidade técnica de instalação do sistema. O relator na CMA, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), sugere, por meio de emenda, a possibilidade de dispensa das normas em caso de "excessiva onerosidade econômica".
Nenhum comentário:
Postar um comentário