sábado, 9 de novembro de 2013

“PSDB padece de bovarismo”, diz Serra


Na Folha:

O ex-governador paulista José Serra fez ontem duras críticas ao PSDB e afirmou que seu partido tem necessidade de “ser aceito pelo PT”. Ele usou o termo “bovarismo”, em referência ao romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, para descrever um dos problemas da sigla. “Me desculpem as mulheres, porque é mais complexo que isso, mas a madame Bovary queria ser aceita pelo outro. Ela vai à loucura, quebra a família, trai o marido com Deus e o mundo para ser aceita. E o PSDB tem um pouco de bovarismo, de precisar ser aceito pelo PT”, disse Serra durante palestra no Diretório Estadual do PSDB paulista.

(…) “O PT faz um leilão mal feito como o do campo de Libra. E o que faz o PSDB? Sai dizendo: Olha aí, eles sempre foram contra a privatização e agora estão fazendo a privatização’. Isso dá voto? Nenhum”, disse Serra. O paulista disse que, no PSDB, “se confunde o fato de que a economia deve ser aberta com a ideia de que o mercado vai resolver tudo”: “É um desvio do mercadismo”. Serra afirmou ainda que é um erro fazer uso do “regionalismo” para pautar decisões pré-eleitorais: “A questão regionalista acaba pesando e se supõe que um partido como o PSDB possa transcender essas questões para que esses instrumentos não sejam usados nas lutas internas”.
(…)

Por Reinaldo Azevedo

Um comentário:

Guasca Magdolem disse...

Desde muito cedo tive a ilusão de que tinha que ter um partido. Escolhi o PSDB por causa de Mário Covas, Fernando Henrique, Geraldo Alckmin, Emanuel Fernandes e até Hélio Nishimoto. Porem agora em que estou completando neste mês 56 anos de idade ví que isto não procede pois o PSDB foi corrompido porque os comandantes do partido apoiam candidatos nos municípios que nem sabem da índole dos mesmos. Como exemplo cito Caçapava. `Porque que agora o Sr Emanuel e o Sr Nishimoto não vem e nunca veio aqui conhecer o prefeito eleito saber das lambanças que o mesmo vem fazendo. O Emanuel e Nishimoto mandaram até carta escrita à população sem nunca ter visto ou tentado conhecer o caráter do atual prefeito. O PSDB no meu ponto de vista está falido. Serra não foi eleito porque foi traído por aqueles que se diziam seus amigos. Apesar de tudo isso ainda tenho muito apreço ao Sr. Aécio Neves e Alckmin.