quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Caçapava está entre os 100 municípios mais desenvolvidos do Brasil



Para frustração dos cavaleiros do apocalipse da Rádio Capital, Caçapava está bem. Vale lembrar que eles vivem defenestrando a cidade. Nenhum deles é filho de Caçapava. 

O Vale do Paraíba tem cinco municípios entre os 100 mais desenvolvidos do Brasil, segundo estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).

Taubaté puxa a lista com o nono melhor desempenho no ranking nacional. Em seguida aparecem Caraguatatuba (30ª colocada), São José dos Campos (35ª), Caçapava (65ª) e Jacareí (98ª).

A presença dos cinco municípios entre os 100 mais desenvolvidos representa um avanço em relação ao levantamento de 2010.

No ano passado, o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) apontou apenas três cidades do Vale nesse grupo: Taubaté (22º), São José dos Campos (51º) e 
Pindamonhangaba (91º).

O estudo da Firjan avalia o desenvolvimento sócio econômico dos 5.564 municípios do país a partir de indicadores nas áreas de Educação, Saúde e Emprego. 

Os dados usados para a elaboração do ranking deste ano são de 2009 --início dos atuais governos.

Apesar de inserido na região Sudeste, que ostenta, junto com o Sul, os melhores indicadores nacionais, o Vale ainda tem 30 cidades com pontuações abaixo da média do país. O IFDM nacional é de 0,7603.

O gerente de Estudos econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, explicou que a ideia do estudo é “acompanhar o desenvolvimento das cidades e expor os dados para que a sociedade exija um melhor aproveitamento de gestões públicas”.

Para compilação dessas informações, Mercês afirmou que o IFDM cruza dados dos ministérios da Educação, Saúde e Emprego. 

“Avaliamos os empregos formais, a educação fundamental e infantil, que são prerrogativas dos municípios, como foco na qualidade da educação, e a saúde básica, o primeiro contato da sociedade com a saúde. Sempre com base em números oficiais coletados pelo governo”, disse o gerente. 

Com os dados em mãos, a Firjan cria um sistema de pontuação que vai de 0 a 1, com quatro sub-grupos.

Os municípios com índice entre 0 a 0,4000 são classificados na categoria “baixo desenvolvimento”. 

Entre 0,400 e 0,600, a cidade se enquadra na faixa de “desenvolvimento regular”.
Outras duas faixas classificam os municípios em “desenvolvimento moderado” (entre 0,600 e 0,800) e “desenvolvimento alto” (entre 0,800 e 1).

Perfil. No IFDM deste ano, 7 das 39 cidades da região figuram no grupo de avaliação mais elevada, com desenvolvimento alto --além das cinco presentes no “Top 100”, também aparecem nessa faixa de pontuação Guaratinguetá e São Sebastião. 

Todos os outros municípios do Vale são classificados com desenvolvimento moderado. 

No IFDM do ano passado, Pinda e Queluz também eram classificadas como cidades de alto desenvolvimento, mas foram “rebaixadas”.

Dos 100 municípios que lideram o ranking deste ano da Firjan, 68 estão no Estado de São Paulo.

Arte ranking firjan


Por O Vale


5 comentários:

Anônimo disse...

Quero ver a opinião daqueles bandos de manés que ficam reclamando da cidade o tempo todo, será que vão criticar o instituto que faz a pesquisa?

Tião disse...

O Nascimento só porque tem um microfone a sua disposição se julga o máximo. Porque ele não vai ser o máximo em Teófilo Otoni. Xô...

Carlos Lima disse...

Tião Medonho, como diz o Correio e agora ? Vai continuar falando m...
Esta rádia é o que há de atraso em nossa Caçapava, pois muito triste o assassinato que vocês cometem diariamente à Lingua Portuguesa. Manipuladores, isto sim que voces são.

Anônimo disse...

Fico feliz com tudo isso, mas ainda ha MUITO o que melhorar nessa cidade. A começar pela segurança municipal!

Anônimo disse...

o tiao incopetença ta devendo até as cuecas...ta morando na casa da torre da radio na roseirinha..o nei lima nao teve mais emprego em sao jose dos camposé muito ruim ed radio, o arnaldo neto foi mandado embora da radio no ar pelo incopetença mas nao sabe afzer amis nada ha nao ser falar na latinha e muito mal. se nao fosse vereador quem estava tratando dele seria a esposa...eta turminah da pesaad e ainda querem governar o municipio....